Observação noturna de astros
Descrição da atividade
A observação noturna de astros foi o evento de lançamento do ano letivo da Academia STEM de Mangualde junto da comunidade escolar e local. Teve lugar na ESFA, sendo dinamizada por um astrónomo convidado, José Augusto Matos, e envolvendo a observação de Marte e outros astros através de um telescópio, bem como algumas atividades organizadas pelos professores que integram o projeto.
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1 telescópio do Astrónomo
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2 telescópios da escola
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1 painel interativo
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4 tablets com a aplicação SkyView
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6 computadores híbridos com caneta e com a aplicação Celestia
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1 projetor
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5 bancadas
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focos de luz
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extensões elétricas
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1 fita métrica
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1 odómetro
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cartões com letras dos grupos (A, B, C e D) para entregar aos alunos para formação de grupos
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Impressão de imagens áreas do campo da escola com órbitas dos planetas interiores representadas à escala 1:2 548 000 000
Convite a astrónomo
Convite a Encarregados de educação e turmas participantes, com folheto de divulgação
Marcação do auditório e campos da escola junto da Direção do Agrupamento
Montagem de equipamentos e internet
Ensaio de luzes
Aquisição de ceia para o final do evento
Sinalética de estações
Apresentação eletrónica do projeto aos participantes
Instalação da aplicação SkyView nos tablets
Impressão dos guiões de atividade para metade dos participantes
Questionário de satisfação em formulário digital, com impressão de QR code para acesso
Perfil dos alunos
Aprendizagens essenciais
Please download the following files:
Guiões de atividade
Introdução da atividade
Duração: 30 minutos
Num momento formal de apresentação do projeto, no auditório do Agrupamento, distribuem- se materiais de divulgação do projeto.
Resumem-se as atividades de observação a realizar e o modelo de funcionamento.
Formam-se grupos para circulação entre estações pré-definidas de observação e indica-se a estação de observação para onde se cada grupo se deve dirigir: 4 grupos de 12 a 15 elementos:
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O grupo 1 inicia observações na estação A; grupo 2 na B; grupo 3 na C e; grupo 4 na D.
Desenvolvimento da atividade
Nas quatro estações de observação por onde circulam os grupos, realizam-se as seguintes atividades:
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Observação da Lua e planetas (Saturno, Marte, entre outros) através do telescópio do astrónomo com dinamização a ser realizada por este;
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Observação da Lua através de dois telescópios com apoio de um(a) professor(a);
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Observação e interação através da aplicação Celestia e da aplicação SkyView para observação do céu com realidade aumentada;
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Utilização de um quadro interativo para exploração de estimativas e do cálculo de distâncias entre planetas, diâmetros e escalas de representação do sistema solar.
Espera-se que a atividade de cada estação seja dinamizada durante 20 a 30 minutos, seguida de rotação no sentido A-B-C-D.
Estação A
O astrónomo promove a observação por todos os participantes, através de um telescópio, dos planetas Saturno e Marte (planetas visíveis à data da dinamização da atividade), bem como da Lua, explicando e discutindo o papel da observação e dos instrumentos, a localização da Terra no espaço, etc.
Estação B
Observa-se a Lua através de dois telescópios com auxílio do(a) professor(a) de CN. Pode ser feita a e ploração de modo a abordar as Aprendizagens essenciais de 8.º ano do tema “Terra, um planeta com vida”.
Observam-se as características da Lua (crateras e as suas dimensões), relacionando-as com a ausência de atmosfera na Lua.
Formulam-se questões como:
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Por que é que a Lua tem tantas crateras visíveis? Explica com base em factos conhecidos.
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Por que é que a Terra não tem aparentemente crateras como a Lua?
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Por que é que a Lua não tem atmosfera e a Terra tem? Que diferença é que isso faz?
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Estando a Terra e a Lua mais ou menos à mesma distância do Sol (relativamente aos outros planetas), será que têm a mesma temperatura superficial? Porquê?
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O que é o Efeito de Estufa? Explica, dando exemplos de consequências que advêm para a humanidade e o ambiente.
Estação C
Nesta estação são disponibilizados 6 computadores portáteis para os participantes explorarem a aplicação Celestia, de acordo com as orientações do guião de atividade. Nesta estação, a exploração das Aprendizagens Essenciais com o tema “Universo e distâncias no Universo e Sistema Solar” é realizada pelo(a) professor(a) de FQ.
Formulam-se questões como:
- Se alterarmos a data de observação no programa para 21 de março, qual será a posição dos planetas?
Para consultar a vista do Celestia no dia da observação, basta copiar o link seguinte e depois no separador “Ficheiro” da aplicação selecionar a opção “Colar URL”:
Para consultar a vista do Celestia no dia 1 de março de 2019, basta copiar o link seguinte e depois no separador “Ficheiro” da aplicação selecionar a opção “Colar URL”:
Nesta estação são também disponibilizados 4 tablets para explorar a aplicação SkyView Lite (realidade aumentada), explorando em grande grupo a atual posição dos planetas, do Sol e da Lua. Pode sugerir-se aos participantes que instalem a aplicação nos seus smartphones para exploração autónoma.
Na projeção é explorada a aplicação Solar System Scope https://www.solarsystemscope.com/, discutindo-se algumas características dos planetas.
Estação D
Nesta estação é explorada, pelo(a) professor(a) de Matemática, em quadro interativo, com recurso a flipcharts (ver ficheiros) e ao site https://thinkzone.wlonk.com/SS/SolarSystemModel.php, o conceito de escala.
Formulam-se questões que exijam ao aluno a pesquisa de informação sobre os planetas; o estabelecimento de relações entre as distâncias dos mesmos para o sol; a elaboração de estimativas de distâncias e de relações entre os seus respetivos diâmetros.
Conclusão da atividade
Encerra-se a atividade em grande grupo, sistematizando-se algumas das ideias abordadas nas várias estações, agradecendo a participação de todos e apresentando o QR code para preenchimento do inquérito de satisfação.
Atividades de extensão
Como hipóteses de trabalho de extensão, propõe-se a realização de atividades práticas relacionadas com escalas e o aprofundamento de conhecimentos acerca dos astros explorados.
- Com recurso a um odómetro, e considerando que o Sol está localizado no ponto assinalado a amarelo no mapa seguinte (campo da ESFA), localizam-se as órbitas de Mercúrio, Vénus, Terra e Marte com o grupo, posicionando os participantes nas várias órbitas destes planetas.
- Com recurso a uma fita métrica, comparam-se diâmetros dos planetas e do Sol na escala analisada.
- Construção de um modelo do sistema solar à escala de Mangualde, com o centro na escola sede do Agrupamento, com elementos ao longo da cidade representando os planetas rochosos.
- Consulta de imagens de Marte recolhidas na missão da Mars Rover Curiosity - https://mars.jpl.nasa.gov/msl/multimedia/images/
Aprendizagens essenciais
Evidence / Student action
- Poderão ser recolhidas evidências nas aulas seguintes ao evento, de acordo com as aprendizagens essenciais a explorar nas mesmas, pedindo aos alunos para estabelecer relações com as observações e atividades realizadas.
Thinkzone. (s.d.). Solar system scale model calculator. Consultado em 6 de janeiro de 2019 em https://thinkzone.wlonk.com/SS/SolarSystemModel.php
Estação A - Observação da Lua, Marte e Saturno através de um telescópio
Tarefa A - Regista as três ideias novas que aprendeste com o Astrónomo.
Estação B – Observação da Lua
Tarefa B - A tabela seguinte contém informações sobre os principais planetas do Sistema Solar.
Tabela 24 - Planetas do sistema solar e suas características
Planetas/ Características |
Mercúrio |
Vénus |
Terra
|
Marte
|
Júpiter
|
Saturno
|
Úrano
|
Neptuno
|
Distância média ao sol (milhões de km) |
58 |
108 |
150 |
227 |
778 |
1427 |
2870 |
4500 |
Período de translação (dias) |
88 |
225 |
365 |
687 |
4333 |
10759 |
30685 |
60189 |
Temperatura média à superfície (˚ ) |
167 |
464 |
15 |
‒65 |
‒ 0 |
‒40 |
‒95 |
‒200 |
1. Recordando as questões formuladas durante a observação da Lua, e consultando o quadro acima apresentado, classifica as afirmações seguintes como Verdadeiras (V) ou Falsas (F):
A - À medida que os planetas estão mais afastados do Sol, menor é a sua temperatura superficial. |
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B - Dos seguintes quatro planetas, Mercúrio, Vénus, Terra e Marte, Mercúrio é o mais quente e Marte é o mais frio. |
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C - Vénus e a Terra têm temperaturas semelhantes por causa do Efeito de Estufa. |
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D - A atmosfera protege a Terra dos meteoros e da radiação ultravioleta. |
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E - As crateras lunares devem-se à erosão provocada por mares e rios existentes no passado. |
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F - A Terra e a Lua têm temperaturas superficiais semelhantes. |
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G - Se a Terra não tivesse atmosfera, teria uma temperatura média superficial muito menor. |
2. Identifica algumas características da Lua que impedem a existência de vida tal como a conhecemos na Terra.
Estação C - Exploração do espaço com recurso ao Celestia (aplicação de
Astronomia disponível em https://celestiaproject.space/ e da aplicação de realidade aumentada Skyview Lite
Tarefa C1. Executa alguns comandos do programa Celestia e explora o espaço!
- Clica na tecla H e depois na tecla G e faz uma visita ao Sol.
- Clica na letra P para os nomes dos planetas ficarem visíveis.
- Clica na tecla O para tornar visíveis as órbitas dos planetas.
- Clica no número ordinal 1 e depois na tecla G e faz uma visita a Mercúrio (o primeiro planeta mais próximo do Sol).
- Visita os restantes planetas do Sistema Solar, clicando no número ordinal correspondente à ordem em que os planetas que pretendes visitar estão afastados do Sol, seguido da tecla G.
- Clica na tecla Shift e em simultâneo nos cursores (esquerda, direita, frente, trás) para orbitares os vários planetas que visitaste.
- “Acelera” o tempo clicando na tecla L várias vezes para observares a translação dos planetas. “Desacelera” o tempo clicando na tecla K.
- Visita a Lua – clica na tecla Enter, escreve “moon”, clica novamente no Enter e finalmente clica na tecla G.
Tarefa C2. Com a aplicação Skyview Lite, localiza os planetas do sistema solar.
Estação D – O sistema solar à escala da nossa escola
Tarefa D1. Com recurso à calculadora https://thinkzone.wlonk.com/SS/SolarSystemModel.php, explora o Espaço à tua volta procurando os seguintes planetas e registando os respetivos dados na tabela seguinte.
Registo de dados sobre astros do sistema solar
Astro / Características |
Diâmetro médio |
Diâmetro médio, |
Raio médio da órbita |
Raio médio da órbita, |
Sol
|
||||
Mercúrio
|
||||
Vénus
|
||||
Terra
|
12 742 |
150 000 000 |
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Marte
|
Tarefa D2. Com recurso a um odómetro, e considerando que o Sol está localizado no ponto assinalado a amarelo no mapa anterior (campo da ESFA), localiza a órbita de Mercúrio, Vénus, Terra e Marte.