2.º ano - 1.º período
1. Qual é o efeito da temperatura no estado físico de alguns materiais do dia-a-dia?
Esta atividade iniciou-se com uma experiência para promover a observação de mudanças de estado físico de materiais provocadas pela alteração de temperatura. Explorou-se com os alunos conteúdos relacionados com os números ordinais, solicitando-se, por exemplo, que ordenassem os materiais usados na experiência segundo a rapidez com que mudaram de estado físico. Os alunos tiveram a oportunidade de trabalhar com Bee-bots e Blue-bots, explorando assuntos relacionados com Estudo do Meio e Matemática.
2. Alimentação saudável, consumo de água e condições de segurança e higiene no refeitório escolar
Nesta atividade os alunos conheceram algumas condições essenciais de segurança e higiene na preparação de refeições, em particular, no refeitório escolar, através de uma lista de verificação criada num formulário digital. Exploraram-se com os alunos questões ligadas a uma alimentação saudável e equilibrada, através da construção de um “Prato: Alimentação saudável”, com os ingredientes da refeição servida no refeitório, medindo-se as quantidades adequadas de acordo com as necessidades energéticas de alunos do 1.º CEB e realizando o seu registo numa folha de cálculo. Discutiram-se questões relacionadas com o uso responsável de água tendo em vista a sustentabilidade do planeta, através da documentação fotográfica de tarefas com consumo de água na preparação de refeições no refeitório. No final da atividade, os grupos de trabalho apresentam e partilham os dados registados e discutem as suas observações.
3. Atividade laboratorial – detetive de micróbios
Esta atividade desenvolveu-se em parceria com a Universidade Católica de Viseu e visou explorar conteúdos relacionados com microrganismos. Durante a atividade pretendeu-se desenvolver aprendizagens que ajudassem os alunos a compreender o que são e como interferem os microrganismos com a saúde e higiene do corpo, casa e outros ambientes das atividades diárias. Nesta, focou-se a necessidade de, por exemplo, lavar devidamente as mãos. Os alunos observaram colónias de microrganismos a olho nu e microrganismos em movimento ao microscópio.
4. A vacinação
Nesta atividade pretendeu-se que os alunos relacionassem os bons hábitos alimentares e uma boa higiene pessoal para eliminar micróbios (por exemplo, lavar as mãos com frequência) que existem “por todo o lado”, com a redução da disseminação de infeções e doenças. Deste modo, é importante que os alunos reconheçam a importância da vacinação e do uso correto dos medicamentos, especificamente, dos antibióticos. Simultaneamente, os alunos deverão analisar, recolher e representar dados obtidos a partir do boletim de vacinas.
5. Debate sobre os Direitos das Crianças
Nesta atividade os alunos trouxeram de casa algumas notas sobre o que os seus encarregados de educação entendem por Direitos das Crianças e qual a sua importância. De seguida, afixaram, no quadro da sala de aula, todas as notas e debateram o tema em conjunto.
2.º ano - 2.º período
6. Os animais são todos diferentes?
“Os animais são todos diferentes?” foi o mote para o desenvolvimento desta atividade. Os/as alunos/as categorizaram os seres vivos de acordo com as semelhanças e diferenças, aprenderam que existem insetos comestíveis e produziram vídeos sobre os seus animais domésticos que, posteriormente, foram apresentados nas salas de aulas. Criaram ainda um mapa de conceitos no programa Mindomo.
7. A reflorestação em Mangualde
Nesta atividade discutiu-se com os/as alunos/as a importância da reflorestação de zonas ardidas pelos incêndios na região para a preservação da biodiversidade. Realizaram-se alguns exercícios para estimar o número de árvores e quantidades necessárias para reflorestar uma determina área ardida. Os/as alunos/as exploraram algumas funcionalidades do Google Earth e aprenderam a criar “bombas de sementes”.
8. Visita ao EduPark e à Fábrica da Ciência
A terceira atividade do 2.º período, para as turmas do 2.º ano do AE de Mangualde, foi desenvolvida em Aveiro, mais concretamente na Fábrica da Ciência e no EduPark. Nestes locais, os alunos assistiram a dois workshops (Fábrica da Ciência) e realizaram uma espécie de caça ao tesouro, com recurso aos tablets do projeto STEM, na app do EduPark. É uma app bastante intuitiva, que pode ser utilizada por qualquer pessoa e onde são aplicados conhecimentos de várias áreas de ensino.
9. Visita à CBI: como o vestuário chega às lojas comerciais?
A visita à empresa “CBI: Indústria de vestuário” teve como finalidade proporcionar oportunidades aos alunos de visualizarem o processo fabril de conceção de vestuário. Durante a visita, os alunos tiveram oportunidade de verificar a influência de outros países e culturas nas peças que a empresa desenvolve, de observar diferentes matérias-primas usadas na conceção do vestuário e as diferentes etapas pelas quais passam até ao produto final. Simultaneamente, irão ser desafiados a responder a algumas questões matemáticas, nomeadamente, relacionadas com frações unitárias, estabelecendo ligação ao corte de material (peças de vestuário) para diminuir o desperdício.
2.º ano - 3.º período
10. Da nossa escola até à Sala do Futuro
Nesta atividade realizada no exterior da sala de aula e da escola, os alunos tiveram a oportunidade de trabalhar conteúdos relacionados com os itinerários. Ao passar por diferentes pontos dos diferentes itinerários, por exemplo, posto de GNR, biblioteca municipal, estádio de futebol, biblioteca da Escola Básica Gomes Eanes de Azurara, despoletaram-se diversas atividades assentes na resolução de problemas de matemática que envolveram medições e operações de multiplicação e divisão.
11. Meios de comunicação e informação
Nesta atividade os alunos tiveram a oportunidade de reconhecer a evolução ocorrida nos meios de comunicação e informação e discutir esse impacto na sociedade atual. Serão ainda despoletados problemas de comparação de áreas e de frações relacionados com a temática.
3.º ano - 1.º período
1. Saúde e bem-estar: o que devemos fazer/ evitar?
Nesta atividade os alunos tiveram a oportunidade de realizar uma atividade experimental de forma a potenciar aprendizagens ao nível dos malefícios do consumo de tabaco. Serão ainda discutidos outros tipos de hábitos prejudiciais à saúde como, por exemplo, o consumo de álcool.
Os alunos foram também envolvidos numa atividade prática que constará em deslocarem-se mediante coordenadas definidas num quadriculado de grandes dimensões (2 m²).
2. Explorando o comportamento da luz
Nesta atividade os alunos tiveram a oportunidade de realizar atividades experimentais que lhes permitiram comparar o comportamento da luz no que respeita à linearidade da sua propagação em diferentes materiais (transparentes, translúcidos e opacos) potenciando, deste modo, a aquisição de aprendizagens, nos domínios conceptual, processual e atitudinal.
Estas atividades experimentais resultam de uma adaptação das disponibilizadas no “Guião Didáctico para Professores – Sombras e Imagens”.
Os alunos realizaram, ainda, atividades de exploração e aplicação de números naturais, a fim de desenvolverem a compreensão do sistema de numeração decimal.
3. Atividade com o Hemispherium
Os alunos observaram astros e constelações no Hemispherium. Visualizaram ainda um filme intitulado “A noite do Vampiro” - sinopse: este filme conta a história caricata de um vampiro que se tornou vegetariano! Tudo por causa de um eclipse total do Sol, que fez também com que decidisse aprender astronomia. Com a ajuda do inventor Dagoberto, o vampiro tenta desenvolver uma máquina super-poderosa que permita conhecer as profundezas do espaço.
4. Explorar o passado de instituições locais
Nesta atividade os alunos realizaram um breve documentário baseado em instituições locais, em particular, a Câmara Municipal de Mangualde e à representação da escola do século passado que existe na ACO.
3.º ano - 2.º período
5. A Europa através do Google Earth
Nesta atividade os alunos tiveram a oportunidade de conhecer diferentes países da Europa com recurso ao Google Earth. Foram proporcionadas diferentes atividades a partir da ferramenta para contactarem com diferentes funcionalidades que a tecnologia possibilita. Foram ainda desafiados a resolver problemas matemáticos, despoletados por situações relacionadas com a combinação de possibilidades de escolhas que um casal de refugiados poderá fazer para fugir da crise migratória.
6. Vamos conhecer melhor o aspeto exterior do nosso planeta?
Nesta atividade os alunos tiveram oportunidade de explorar as principais formas físicas da superfície da Terra com recurso ao a diferentes materiais e tecnologia. Os alunos foram desafiados a analisar diferentes consumos de água domésticos por forma a explorar questões relacionadas com a sustentabilidade do planeta abordando números racionais não negativos na resolução de problemas.
7. O ciclo da água
Nesta atividade os alunos tiveram a oportunidade de realizar atividades experimentais para relacionar os diferentes estados físicos e fazer a ligação ao ciclo da água. Serão ainda desafiados a resolver problemas no âmbito dos números racionais não negativos, convocando aprendizagens nos domínios “Números e Operações” e “OTD3”, analisando as estratégias e os resultados obtidos.
3.º ano - 3.º período
#europaemcasa
APRENDIZAGENS ESSENCIAIS TRANSVERSAIS
O nível de aprofundamento dos conceitos deve considerar os contextos dos alunos e das escolas, valorizando situações do dia a dia e questões de âmbito local, nacional e global;
Participação de cada uma das turmas do terceiro ano do AE de Mangualde.
Exceto na sessão de abertura, a dinâmica de cada momento STEM poderá ser de balanço da realização da atividade anterior, votação pelo/a professor/a e pelos pares da melhor contribuição dos colegas e lançamento da proposta de atividade para a semana seguinte.
A plataforma de lançamento das atividades poderá ser o Google Classroom, numa das disciplinas STEM, e a contribuição dos alunos poderá ficará organizada no Padlet respetivo ao ano em questão.
No final do mês de Maio e Junho poderão ser entregues prémios aos alunos com os contributos (das atividades a desenvolver) mais votados, entregues por correio nas suas casas (brindes, etc). Poderá ser organizado um evento final, online, com atribuição de três prémios pelo Vereador da Educação e mostra dos melhores contributos, aberto a toda a comunidade escolar.
Atividade experimental sobre o comportamento da luz
Nesta atividade, foram produzidos e entregues aos alunos 3 vídeos com os passos necessários para realizarem as atividades em casa. Por sua vez, os alunos produziram também eles vídeos para demonstrarem a realização da atividade experimental e para simularem um teatro de sombras.
4.º ano – 1.º período
Atividade 1 – Redução do consumo de eletricidade
Nesta atividade os alunos tiveram oportunidade de explorar a temática da energia associada ao consumo e a materiais bons e maus condutores de corrente elétrica. Conceitos a abordar: sobretudo os ligados à energia, tendo por base a “conversão”. Realizaram ainda uma atividade experimental, com recurso a Makey Makeys, Scratch e computadores, para visualizarem se determinados materiais do quotidiano são ou não bons condutores de eletricidade.
Atividade 2 – Ficha de avaliação com recurso ao WordWall
Nesta atividade os alunos do 4.º ano responderam a uma ficha de avaliação sobre a História de Portugal, com recurso ao WordWall.