fsdf
2.º Ciclo | 6.º ano de escolaridade

Escolhas conscientes no supermercado

2 horas
Partindo do "Prato: Alimentação Saudável", os alunos exploram diferentes opções de alimentos para a elaboração de refeições, selecionando alimentos para compor refeições saudáveis para o pequeno-almoço, almoço e lanche, usando um descodificador de rótulos.
Autor
Fátima Pinto
Fátima Pinto
Instituição
Agrupamento de Escolas de Mangualde
Agrupamento de Escolas de Mangualde

Descrição da atividade

Partindo do "Prato: Alimentação Saudável", os alunos exploram diferentes opções de alimentos para a elaboração de refeições, selecionando alimentos para compor refeições saudáveis para o pequeno-almoço, almoço e lanche, usando um descodificador de rótulos.

Nesta atividade, os alunos são acompanhados por um nutricionista que questiona as opções tomadas pelos diferentes grupos de trabalho, registadas numa folha de cálculo.

Folha de cálculo

Descodificador de rótulos

5 Tablets/computadores

Balança

Solicitar a um supermercado a realização de uma visita de estudo

Convidar um nutricionista a acompanhar toda a atividade

Preparar uma folha de cálculo para registo

Perfil dos alunos
Informação e Comunicação
Avaliam e validam a informação recolhida, cruzando diferentes fontes, para testar a sua credibilidade. Organizam a informação recolhida de acordo com um plano, com vista à elaboração e à apresentação de um novo produto ou experiência.
Os alunos apresentam e explicam conceitos em grupos, apresentam ideias e projetos diante de audiências reais, presencialmente ou a distância. Expõem o trabalho resultante das pesquisas feitas, de acordo com os objetivos definidos, junto de diferentes públicos, concretizado em produtos discursivos, textuais, audiovisuais e/ou multimédia, respeitando as regras próprias de cada ambiente.
Raciocínio e Resolução de Problemas
Analisam criticamente as conclusões a que chegam, reformulando, se necessário, as estratégias adotadas. Os alunos generalizam as conclusões de uma pesquisa, criando modelos e produtos para representar situações hipotéticas ou da vida real.
Relacionamento interpessoal
Os alunos juntam esforços para atingir objetivos, valorizando a diversidade de perspetivas sobre as questões em causa, tanto lado a lado como através de meios digitais. Desenvolvem e mantêm relações diversas e positivas entre si e com os outros (comunidade, escola e família) em contextos de colaboração, cooperação e interajuda.
Aprendizagens essenciais
Ciências Naturais
Relacionar a existência dos nutrientes com a função que desempenham no corpo humano […]; Elaborar algumas ementas equilibradas e discutir os riscos e os benefícios dos alimentos para a saúde humana; Interpretar informação contida em rótulos de alimentos familiares aos alunos.
Matemática
Recolher, organizar e representar dados recorrendo a tabelas de frequência absoluta e relativa, […], e interpretar a informação representada. Resolver problemas envolvendo a organização e tratamento de dados em contextos familiares variados e utilizar medidas estatística (média, moda e amplitude) para os interpretar e tomar decisões. Comunicar raciocínios, procedimentos e conclusões, utilizando linguagem própria da estatística, baseando-se nos dados recolhidos e tratados.

Please download the following files:

Guiões de atividade

Atividades prévias

Previamente, explora-se o “Prato: Alimentação Saudável”, nomeadamente as proporções de diferentes tipos de alimentos, nutrientes e as suas funções no organismo. Discutem-se questões relacionadas com a alimentação saudável:

  • O que se entende por alimentação saudável? No teu dia-a-dia alimentas-te de forma saudável?
  • Para ser considerada saudável, a alimentação deve ser variada. Concordas com a afirmação? Explica porquê.
  • Existe alguma relação entre as calorias ingeridas diariamente e uma alimentação saudável?

Introdução da atividade

Divide-se a turma em grupos de 4 alunos e explicam-se as tarefas a realizar no supermercado: escolher alimentos para um pequeno-almoço, almoço e lanche saudável e analisar as embalagens da zona da fruta e legumes.

Desenvolvimento da atividade

Os responsáveis do supermercado recebem os alunos à entrada do mesmo e explicam o seu funcionamento.

De seguida, os alunos deslocam-se para uma sala onde se explicam as tarefas a realizar dentro do supermercado, distribuindo-se todos os materiais necessários à sua realização. Com suporte a alguns alimentos disponíveis no supermercado como, por exemplo, pacote de leite e batata frita, o nutricionista convidado para acompanhar esta atividade apresenta, explora e discute o descodificador de rótulos.

Image
fdasd
Descodificador de rótulos

Apresenta-se aos alunos a folha de cálculo criada para servir de suporte à atividade. Pede-se aos alunos que circulem pelo supermercado com uma cesta para recolher os alimentos de entre duas opções apresentadas para cada refeição. os alunos devem selecionar a opção mais saudável tendo por base o descodificador de rótulos.

Image
fdgf
Folha de cálculo de suporte à realização da atividade

O nutricionista e as docentes acompanham os diferentes grupos e discutem as opções a selecionar, questionando os alunos sobre outros produtos disponíveis no supermercado.

A folha de cálculo permite também a recolha de informação sobre as embalagens dos alimentos. Na zona das frutas e legumes, os alunos devem recolher informação sobre:

  • Designação
  • Rubrica
  • Tipo de material da embalagem
  • Massa da embalagem em gramas
  • Estimativa de unidades expostas
  • Total da massa das embalagens expostas
Image
ffes
Exemplo de produtos a inserir na folha de cálculo

Nesta tarefa, um responsável pelo supermercado apoia os grupos no preenchimento da folha de cálculo.

Em sala de aula e com auxílio do nutricionista, os diferentes grupos partilham as experiências, aprendizagens adquiridas e os resultados das obtidos através da recolha e análise de dados.

Promove-se a discussão entre os grupos, comparando resultados e solicitando justificações do ponto de vista nutricional e de desenvolvimento sustentável no que toca à redução de produtos embalados.

Conclusão da atividade

Entrega-se o guião do aluno e solicita-se a sua resolução individual, corrigindo-o no final em grande grupo.

 

Aprendizagens essenciais
Evidence / Student action
  • Relacionar a existência dos nutrientes com a função que desempenham no corpo humano […].
  • Resposta à questão 2.1 do Guião do Aluno.
  • Elaborar algumas ementas equilibradas e discutir os riscos e os benefícios dos alimentos para a saúde humana.
  • Resposta à questão 2; Discussão em grande grupo acerca da mesma, bem como com o nutricionista.
  • Interpretar informação contida em rótulos de alimentos familiares aos alunos.
  • Análise de diferentes produtos disponíveis no supermercado com recurso ao descodificador de rótulos.
  • Recolher, organizar e representar dados recorrendo a tabelas de frequência absoluta e relativa, […], e interpretar a informação representada.
  • Preenchimento da folha de cálculo com informações sobre packaging e nutricionais dos produtos escolhidos.
  • Resolver problemas envolvendo a organização e tratamento de dados em contextos familiares variados e utilizar medidas estatística (média, moda e amplitude) para os interpretar e tomar decisões.
  • Recolha e organização de dados sobre packaging através da folha de cálculo. Resposta à questão 2, da parte II, do Guião do Aluno.
  • Comunicar raciocínios, procedimentos e conclusões, utilizando linguagem própria da estatística, baseando-se nos dados recolhidos e tratados.
  • Discussão sobre as diferentes opções escolhidas (pequeno-almoço, almoço e jantar) do ponto de vista nutricional e dos custos associados com o nutricionista.

DGS. (2022). Descodificador de rótulos. Acedido em https://alimentacaosaudavel.dgs.pt/descodificador-de-rotulos/ em 30 de junho de 2022

Hoje tiveste oportunidade de observar e analisar uma grande diversidade de produtos alimentares que consomes no teu dia-a-dia. Analisaste diferentes opções para um pequeno-almoço, almoço e lanche saudáveis, usaste um descodificador de rótulos para descobrir qual é “o alimento mais saudável”, verificaste os nutrientes que compõem os diferentes alimentos e estimaste a quantidade de embalagens de certos alimentos. Lê as questões seguintes, responde às mesmas e torna-te um cidadão mais informado em termos alimentares!

Image
gfdgrde

Parte 1

1.  Descreve uma boa opção para um pequeno-almoço saudável. Justifica.

1.1 Faz uma estimativa de custos desse pequeno-almoço saudável.

2. Descreve uma boa opção para um almoço saudável. Justifica a tua opção e compara-a com o do Prato: Alimentação Saudável.

Image
ddf
Copyright © 2011 Harvard University Para mais informações sobre o Prato: Alimentação Saudável, consulte The Nutrition Source, Department of Nutrition, Harvard T.H. Chan School of Public Health, http://www.thenutritionsource.org and Harvard Health Publications, health.harvard.edu

2.1 Quais são os nutrientes do almoço saudável que escolheste? Qual é a função de cada um deles?

2.2 Qual é a estimativa de custos desse almoço?

3. Descreve uma boa opção para um lanche saudável. Justifica.

3.1 Qual é a estimativa de custos desse lanche?

4. Apresenta em grande grupo os teus resultados para as três refeições do dia analisadas.

 

Parte 2

Na visita ao supermercado tiveste oportunidade de observar diversos produtos cujas embalagens se tornarão resíduos. Este é um problema quando pensamos na escala que poderá atingir e a poluição que originará. Será este um problema com solução? Responde às questões seguintes e discute com o teu professor as propostas a apresentar.

1. Depois de analisares os diferentes produtos na zona das frutas e legumes, calcula a massa de embalagens (resultante de estimativas totais) usadas durante um mês e durante um ano.

2. Propõe alternativas à venda dos produtos analisados tendo em conta a redução do número de embalagens.

Image
421