Testemunhos

Apresentam-se de seguida alguns testemunhos dos vários intervenientes da Academi@.

Ministério da Educação
É fundamental que estas academias sejam registadas neste formato. Porque evoluímos e progredimos como sistema educativo quando conhecemos o que é feito por outros e nos expomos à partilha e debate de ideias.
João Costa, Secretário de Estado Adjunto e da Educação
Diretores de Agrupamento de Escolas/Escola Não Agrupada
Escrever sobre este livro é uma tarefa que muito me apraz, dando-me oportunidade de falar sobre os agrados que a sua leitura me proporcionou. Agrado pela inovação pedagógica, consubstanciada na implementação de novas metodologias de aprendizagem, no recurso ao digital e ao trabalho de projeto, na perspetiva de que o trabalho interdisciplinar e colaborativo, no âmbito das disciplinas STEM, é promotor do sucesso e da inclusão.
Ana Cláudia Cohen, Diretora do Agrupamento de Escolas de Alcanena
Alunos das turmas-piloto STEM
[…] é muito mais fácil trabalhar assim, com a articulação entre disciplinas, do que uma disciplina estar isolada de todas as outras. Se for tudo muito bem articulado, é muito mais fácil para os alunos aprenderem e associarem os conteúdos das disciplinas. Este tipo de aprendizagens deve ser utilizado noutras escolas e noutras disciplinas.
Aluno do 9.º ano
O que mais gostei nas atividades STEM do 1. ° período foi a diferente abordagem de ensino, como, por exemplo, o facto de haver mais atividades práticas. Isso sem dúvida que incentiva os alunos a querem aprender. Gostei muito da visita do apicultor devido ao facto de termos aprofundado a matéria. A visita do apicultor incentivou os alunos a quererem saber mais sobre esse assunto.
Aluno do 8.º ano
Gostei muito pelo facto de utilizarmos a tecnologia para aprendermos e gosto quando saímos da sala e vamos explorar a matéria de um ponto de vista diferente e em simultâneo podermos aprender vendo a matéria estudada.
Aluno do 8.º ano
Eu gostei muito das atividades STEM, acho que são uma mais-valia. Nós gostamos mais das aulas práticas do que as aulas teóricas. É uma forma mais fácil de nós apreendermos.
Aluna do 7.º ano
Eu gostei muito [das atividades STEM] e queria continuar a realizar as atividades fora da sala de aula. A [atividade] que mais gostei foi o consultório médico. Eu acho que as atividades do projeto devem continuar , porque acho que nós aprendemos de uma outra forma.
Aluno do 6.º ano
Eu gostei de trabalhar com computadores e tablets e queria continuar com eles no 2.º período. Gostei de utilizar o google earth. Quero ter ainda mais atividades STEM!
Aluna do 3.º ano
Equipa educativa STEM
Gostaríamos que a materialização do trabalho desenvolvido, desde a criação da Academia STEM até aos dias de hoje, possa motivar outros professores e decisores educativos a enveredar pelos caminhos da Autonomia e Flexibilidade Curricular, ajudá-los a sentirem-se mais seguros a "arriscar" nas suas decisões e que os resultados educativos já evidenciados possam justificar uma aposta continuada na Academia STEM.
Paula Loureiro (Ciências Naturais), Cristina Ligeiro (Matemática) e Filomena Monteiro (Física e Química) - Professoras do 3.º Ciclo
Em suma, considero que esta partilha de atividades STEM desenvolvidas pode constituir um suporte importante para que outros colegas se sintam mais confiantes e amparados na dinamização de práticas letivas mais próximas da realidade e motivadoras para os alunos, com uma mescla de saberes interdisciplinares.
Fátima Pinto (Professora do 2.º Ciclo)
É com muito agrado, e acreditando que o Projeto STEM contribui para o sucesso dos alunos, que considero que poderá servir de motivação para outros colegas implementarem diferentes atividades em sala de aula, em linha com as orientações da tutela no que toca à autonomia e flexibilidade curricular.
Luísa Figueiredo (Professora do 1.º Ciclo)
Encarregados de educação de alunos das turmas-piloto STEM
Notei um maior interesse por parte do meu educando em assuntos relacionados com a sociedade. As atividades que foram realizando foram do interesse dele, a visita á empresa Patinter, ao museu do quartzo, ajudaram a desenvolver a sua curiosidade. Acho que foi um projeto muito interessante e que deve continuar.
Encarregado de educação de um aluno STEM do 7.º ano
A aprendizagem através da tecnologia é uma mais-valia para os alunos. O fato de terem as disciplinas interligadas facilita a compreensão das mesmas mais facilmente. Foi excelente o trabalho de todos os professores e professoras envolvidos. Gostaria que a minha filha pudesse ter continuidade do projeto no próximo ano.
Encarregado de educação de um aluno STEM
Fiz o meu trabalho de casa e tenho a opinião dos pais. Muitos dizem que a tecnologia na sala de aula funciona muito bem. O pior é quando às vezes têm que levar trabalhos para fazer em casa. (…) Como educadores devemos encarar a forma integrada de ensino do STEM como conhecimento e postura perante desafios e habilidades. Identificar permutas e problemas na vida real. (…) Há pais que dizem que devido ao tempo que tiram, para andarem a fazer projetos, depois na sala de aula não têm muito tempo para dar matéria.
Representante da Associação de Pais e encarregada de educação de uma aluna do 7.º ano
Quanto às atividades, a Mariana, mal chega a casa, (…) conta aos pais e faz questão de ensinar ao irmão. (…) Melhorou alguns conhecimentos dela… A gente apercebe-se que ela até contesta connosco quando fazemos uma coisa mal, nota-se que se empenha naquilo que aprende e aproveita para aplicar no dia-a-dia. (…) As vivências ensinam mais que as palavras.
Encarregado de educação de uma aluna do 2.º ano
No início do ano fiquei um pouco “bem vem já tecnologia para a pequena?” (…) Quando a Eva tem atividade STEM chega a casa “no seu máximo”. Referindo-se à atividade dos animais disse “foi muito engraçado ela fazer uma reportagem”. Acho que é bastante interessante para eles toda a participação juntamente com as coisas. Acho que eles conseguem adquirir mais informação assim, do que estar numa sala de aula e dizer “olha tens que ver isto, aquilo”. O facto de eles estarem em contacto com a situação (…) foi bastante positivo. (…) Também tenho uma filha na turma STEM do sétimo ano e acho todas as atividades muito interessantes. Hoje em dia, conjugar matemática, ciências e física-química, tudo junto, eu acho que tem bastante relação. (…) O facto de ela estar (referindo-se à filha mais velha) (…) com avaliação a nível de trabalhos é bastante bom. Penso que os prepara mais do que estar constantemente a decorar tudo para um teste. (…) Acho que conseguem assimilar mais. (…)
Encarregada de educação de uma aluna do 2.º ano e de uma aluna do 7.º ano
Parceiro “Universidade Católica Portuguesa de Viseu”
Pela natureza do projeto e resultados já demonstrados, fica a aspiração que todos os alunos portugueses possam usufruir da Academi@ STEM, para um sistema de ensino-aprendizagem mais aplicado e centrado na realidade concreta do tempo atual.
Ana Sofia Duarte & Maria José Correia (Professoras da Universidade Católica Portuguesa - Viseu)
Embaixadora Scientix
Os professores [da Academi@ STEM] tiveram a oportunidade de usar exemplos inspiradores, para introduzir nos estudantes uma nova perspetiva de ensino e mostrar como o interesse jovem nas áreas STEM, Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, pode ser intensificado, recorrendo estratégias que promovem a literacia científica e a habilidade literária nas salas de aula.
Honorata Pereira (Embaixadora Scientix)