Academi@ STEM de Verão 2021

A Academi@ STEM de Verão é uma iniciativa piloto destinada a alunos do Agrupamento de Escolas de Mangualde que frequentaram o 3.º Ciclo, no ano letivo 2020/2021, decorrendo durante uma semana após o fim das atividades letivas. 

Considerando as competências da Academi@ STEM Mangualde e o background construído ao longo dos últimos três anos letivos para o desenvolvimento de atividades STEM e projetos, pensou-se na criação de uma oferta de atividades diferenciadoras para o período de interrupção letiva do verão.

A escola, e no caso em particular a Academi@ STEM, não se pode imiscuir da responsabilidade de formar cidadãos capazes de compreender os múltiplos problemas que afetam o planeta na atualidade e outros que possam vir a agravar a situação de emergência climática, caso não se tomem medidas e decisões conscientes urgentemente. Neste sentido, optou-se por desenvolver atividades que potenciassem a exploração do desenvolvimento sustentável. Assim, planearam-se atividades com uma forte componente prática, lúdica e com intencionalidade ao nível do desenvolvimento de competências do Perfil dos Alunos como:

  • Raciocínio e Resolução de Problemas
  • Pensamento Crítico e Criativo
  • Relacionamento Interpessoal
  • Saber Científico, Técnico e Tecnológico

A dinamização deste projeto ficou a cargo da EPI.

Síntese das atividades desenvolvidas

A tabela seguinte sintetiza as atividades desenvolvidas ao longo da semana em que decorreu a Academi@ STEM de Verão.

Tabela 1 -  Plano de atividades – 3.º Ciclo

Horário

2.ª feira

3.ª feira

4.ª feira

5.ª feira

6.ª feira

Desenvolvimento Sustentável

         

Manhã 

9h – 13h 

Pegada Ecológica

Cálculo da Pegada ecológica dos alunos

Mobilidade 

Deslocação de bicicleta elétrica à Quinta d´Arminho

Alimentação

Visita ao supermercado Continente e análise da produção de resíduos de embalagens, stocks de produtos locais e valores nutricionais 

Energia e eficiência energética

Estudo preliminar sobre a melhoria eficiência energética da ESFA

Apresentação das atividades realizadas à comunidade

Produção de materiais de comunicação sobre as atividades desenvolvidas

Almoço 13h – 14h 

         

Tarde  

14h – 17h 

Cálculo da pegada ecológica dos mangualdenses

Apresentação na CMM da análise estatística da pegada ecológica do município

Deslocação de bicicleta elétrica à HR Group;

Estudo preliminar de implementação de ciclovias na envolvente da ESFA

Apresentação às responsáveis do Continente de possíveis soluções para potenciar a produção local

Conceção e produção de uma maquete da ESFA com simulação de elementos para melhoria da eficiência energética

Apresentação das principais conclusões na CMM;

Apresentação dos trabalhos aos encarregados de educação, seguida de observação noturna de astros 

Image
alunos na academia

Pegada Ecológica

Nesta atividade os alunos exploraram diversas questões relacionadas com a pegada ecológica (PE), calculando as suas PE e as dos mangualdenses através de inquéritos na rua. A atividade culminou com a apresentação de um diagnóstico da PE do município ao departamento do meio ambiente da Câmara Municipal de Mangualde, bem como ao vereador responsável pelo pelouro da Educação.

Mobilidade

Nesta atividade, os alunos exploraram questões relacionadas com a mobilidade (transportes), discutindo medidas que potenciem a diminuição da PE. Realizaram deslocações em bicicletas elétricas à Quinta d´Arminho para explorar assuntos relacionados com agricultura regenerativa e biológica. Também se deslocaram à empresa HR Group para observarem algumas medidas que minimizem o impacte ambiental e reduzam a utilização de combustíveis fósseis na produção de energia elétrica.

Alimentação

Nesta atividade, os alunos exploraram a cadeia do produtor ao consumidor do ponto de vista da redução da PE. Após a deslocação à Quinta d´Arminho no dia anterior, foram ao supermercado Continente observar produtos locais ou da região como, por exemplo, legumes, frutas, charcutaria. Analisaram o desperdício de materiais de uso único e diferentes opções de escolha de alimentos com base no descodificador de rótulos. No final do dia, apresentaram soluções para potenciar a produção local às responsáveis pela direção do Continente de Mangualde.

Energia e eficiência energética

Nesta atividade, os alunos realizaram diferentes pesquisas e um estudo preliminar focando-se na produção de energia elétrica, iluminação, caixilharias, revestimentos climatização e aquecimento de águas sanitárias. Observaram e registaram com fotos as soluções existentes nos diferentes espaços escolares, propondo diversas soluções nas dimensões estudadas. Construíram uma maquete da ESFA com a simulação de algumas das soluções estudadas. Concluíram a atividade com a apresentação da maquete a elementos da direção do Agrupamento de Escolas de Mangualde.

Apresentação das atividades realizadas à comunidade

O culminar deste projeto deu-se com a conceção e produção de apresentações dos diferentes trabalhos realizados ao longo da semana com suporte ao Microsoft Sway. A apresentação dos trabalhos deu-se na Câmara Municipal de Mangualde a elementos responsáveis pela parte ambiental. Realizou-se, também, uma sessão de apresentação dos trabalhos, destinada aos encarregados de educação, ao final do dia, que findou com uma observação noturna de astros.

Testemunhos

Apresenta-se um pequeno vídeo que resume a opinião de alguns alunos acerca da dinamização das atividades desenvolvidas ao longo da Academi@ STEM de Verão.