3.º ciclo

7.º ano - 1.º período

1. Sessão noturna: observação de astros

Teve lugar na Escola Secundária Felismina Alcântara (Mangualde) e foi dinamizada pelo astrónomo José Augusto Matos, envolvendo a observação de astros através de um telescópio, bem como algumas atividades suportadas por tecnologia como o SkyView.

4 estações:

  1. Observação da Lua e planetas (Saturno, Marte,..) através do telescópio do astrónomo com dinamização a ser realizada por este;

  2. Observação da Lua através de dois telescópios com apoio da professora Paula;

  3. Observação e interação através da aplicação Stellarium/Celestia e da aplicação SkyView para observação do céu com realidade aumentada… Prof. Ângelo;

  4. Utilização de um quadro interativo para explorar o cálculo de distâncias entre planetas e diâmetros.

2. Visita ao Planetário de Torredeita

A visita ao Planetário de Torredeita (Viseu) foi dinamizada pelos professores da área STEM das respetivas turmas e pelo responsável pelo Planetário, tendo decorrido em 3 espaços/momentos no planetário. Discutiram-se questões como: Onde estamos no Universo?; Como surgiu o universo?; O que faz da Terra um planeta com vida? e; Como é que a Humanidade estuda o Universo?

Em cada momento, os alunos foram questionados sobre conteúdos de Ciências da Natureza e Físico-Química e desafiados a resolver problemas matemáticos como o calcular distâncias média ao Sol (em milhões de km) de diferentes planetas.

3. Sistema Solar - Construção de um padlet

Nesta atividade os alunos construíram um padlet com informações acerca do sistema solar. Ordenaram os planetas de acordo com a sua distância ao Sol (bee-bot...). Ordenaram ainda do mais pequeno para o maior, as estruturas do Universo (bee-bot...).

4. Visita ao Museu do Quartzo

A visita ao museu do Quartzo visou a exploração de conteúdos relacionados com rochas e minerais. Previamente à realização da visita, apresentaram-se uma série de questões orientadoras que visam centrar o aluno na visita e na pesquisa/procura de informação para responder às mesmas. Após a visita, solicitou-se aos alunos a realização de um relatório, em grupo, que deveria ser partilhado sob a forma de apresentação (disponibilização) a outras turmas.

5. Construção de um Padlet intitulado “Da formação do Universo ao surgimento de vida na Terra”

Para esta sessão planeou-se a construção conjunta entre as Ciências da Natureza, Físico-Química e Matemática de um Padlet intitulado “Da formação do Universo ao surgimento de vida na Terra”. Cada área apresentou um tópico orientador da ação/pesquisa/investigação dos alunos como, por exemplo, pesquisar imagens ilustrativas (uma por grupo) da evolução da vida na Terra, desde os primeiros seres vivos até à atualidade (CN), modelos discutidos na antiguidade versos importância da evolução tecnológica (FQ) e escalas (Mat). Depois de finalizados os trabalhos de grupo, solicitou-se aos alunos a apresentação dos mesmos e a partilha online destes.  

 

7.º ano - 2.º período

6. Fenómenos terrestres: magnetismo e estrutura interna da Terra

Geomagnetismo e vetores foram alguns dos assuntos abordados, com recurso a diversos materiais, como por exemplo, dinamómetros, computadores e em FQ fez-se, inclusive, uma experiência utilizando ímanes.

7. À descoberta do fundo dos oceanos

A segunda atividade do 7.º ano tinha como questão-problema: Quanto pesa uma pessoa no fundo do oceano?

A morfologia do fundo do oceano e a sua expansão (CN); diferenças entre peso e gravidade (FQ) e equações e funções (Mat) foram alguns dos assuntos debatidos em sala de aula.

A utilização de dinamómetros e de makey makeys foi novidade para os/as alunos/as e muito bem recebidos. 

8. Sedimentos e a idade do fundo dos mares

Nesta atividade foi desenvolvido um trabalho de coadjuvação entre as docentes de CN & MAT, potenciando deste modo a interligação entre as duas áreas. Estas, irão explorar, entre outros, funções de proporcionalidade direta.

9. A viagem de um camionista da Patinter  

Esta atividade foi desenvolvida com um parceiro do projeto, a Patinter (empresa no setor de transporte de mercadorias em toda a Europa). Os alunos exploraram em contexto empresarial conteúdos relacionados com Matemática (resolução de problemas com dados reais da frota da Patinter), Físico-Química (exploração da ETAR da empresa – processos de tratamento de água) e de Ciências Naturais (exploração do relevo registado por um camionista durante uma viagem de Mangualde a Inglaterra).

10. Atividade STEM na Universidade Católica de Viseu e Termas de Alcafache sobre a água

Atividade repartida em 2 locais diferentes. Iniciou-se na Universidade Católica de Viseu (entidade parceira do projeto STEM) e terminou nas Termas de Alcafache. Nesta atividade os alunos estudaram misturas, substâncias e soluções.

7.º ano - 3.º período

11. O impacto dos sismos na superfície terrestre

Durante a realização desta atividade, os/as alunos/as da turma-piloto STEM do sétimo ano, tiveram oportunidade de construir um sismógrafo e aprender a calcular a magnitude de um sismo para relacionar com a escala de Richter. Foi explorada uma situação real relacionada com o sismo de Sumatra de 2004 (Indonésia) e explicado o fenómeno que levou à ocorrência de um sismo naquele local. Os/as alunos/as foram desafiados a calcular áreas de impacto do sismo referido e a estabelecer semelhanças entre figuras.

12. Construção de uma “parede que fala” – Friso cronológico da Idade da Terra

A construção de um friso cronológico sobre as Eras/Períodos/Épocas decorreu durante o 3.º período e culminou com a apresentação do mesmo, por parte dos alunos, a diferentes alunos, professores e comunidade educativa no final do 3.º período. Os alunos investigaram, prepararam frases, elaboraram textos e produziram vídeos/apresentações. O friso foi colocado na escola numa “parede interativa” desenvolvida com recurso a makey makey, micro:bit, projetores (chão e parede), QR Code, moldes (fósseis) em gesso, placas de k-line entre outros materiais.

8.º ano - 1.º período

1. Será possível reintroduzir trutas no rio de Alcafache?

Esta atividade realizou-se em Alcafache, na zona de lazer próxima do rio. Pretendeu-se envolver os alunos na exploração do ecossistema do ponto de vista das Ciências e da Matemática. Os alunos tiveram de efetuar diferentes medições (pH, temperatura e oxigénio dissolvido) no rio com diferentes sensores, por forma a poderem investigar e responder à pergunta de partida. Os alunos, suportados por um tablete e de um “jogo” criado na aplicação Action Bound, tiveram de responder a diferentes questões relacionadas com as Ciências, em particular, observando e analisando o meio envolvente.  

2. Investigando as abelhas

A grande temática a explorar nesta atividade irá prender-se com a sociedade das abelhas. Ao nível das Ciências Naturais, os alunos irão explorar a temática do ponto de vista das Relações Bióticas Intraespecíficas - Cooperação (sociedade organizada das abelhas). Será ainda abordada a problemática da Vespa Asiática aproveitando para abordar a Relação Biótica Interespecífica Predação. Salientar também a importância das abelhas na polinização, aproveitando para abordar a relação biótica do Mutualismo Facultativo.

Em relação à Físico-Química, os alunos irão estudar a composição do mel, elencando alguns constituintes de modo a relacioná-los com as moléculas. Além disso, será feita referência às reações (químicas) resultantes da aplicação de um “antídoto” à picada de abelhas. 

Quanto à Matemática, os alunos terão que desenvolver uma tarefa de investigação. Deverão estudar dízimas infinitas não periódicas - números irracionais – partindo do estudo da uma sucessão de Fibonacci que traduz a reprodução dos zangões numa colmeia e ainda a forma hexagonal dos alvéolos. A razão entre dois termos consecutivos da sequência de Fibonacci tende para o número de ouro e a razão entre a diagonal menor e o lado de um hexágono é igual a Raiz quadrada de 3. 

3. As sementes, a agricultura e os fatores abióticos

Nesta atividade os alunos irão estudar do ponto de vista das CN, através de uma atividade experimental, de que forma a Luz e a Temperatura influenciam a germinação de canola. A FQ irá explicar e demonstrar através de atividades laboratoriais de que forma a Luz e a temperatura influenciam/afetam reações químicas, fazendo desta forma a ligação à germinação da canola. No âmbito da Matemática, os alunos irão investigar possíveis propostas de divisão do terreno da farmbot para semear quatro diferentes tipos de sementes.

8.º ano - 2.º Período

4. Descobrindo Isometrias e evitando Chuvas Ácidas pelo Porto

Nesta atividade os alunos deslocaram-se à cidade do Porto para explorar situações de Matemática, Físico-Química, Ciências Naturais e Português. Os alunos começaram por explorar na associação Atractor a exposição relacionada com simetrias e isometrias. Em seguida, os alunos realizaram um pequeno percurso desde a Associação Atractor até à estação de S. Bento, apanharam o metro e efetuaram o percurso até ao Jardim do Morro (do lado de Gaia). Durante todo o percurso, solicitou-se aos alunos que fizessem a coleta e análise de água nos pontos em diferentes pontos da cidade com recurso a material de laboratório. No Jardim do Morro, os alunos observaram a paisagem (olhar para o lado do Porto) e efetuaram um esquema representativo do ciclo da água.

5. Young “engineers” try to help IP3 users!

Nesta atividade os alunos começaram por visionar uma notícia em vídeo cujo título “Associação de Utentes do IP3 pede obras nos taludes” remete para uma estrada com vários problemas estruturais e de traçado, causadora de muitos acidentes. Num local específico do IP3 os alunos estudaram o declive da berma, o tipo de solo e potenciais catástrofes e ainda as reações de diversos tipos de materiais com reagentes ácidos, estabelecendo a relação com as chuvas ácidas e águas duras.

Depois deste concluído o estudo pedido aos alunos, estes tiveram de decidir se seria oportuno construir um talude no local estudado, em resposta a um subproblema colocado por uma indústria situada nas imediações do local.

8.º ano - 3.º período

#europaemcasa 

Partilha de aprendizagens STEM e de acontecimentos do dia a dia em Portugal, Dinamarca e Roménia 

Nesta atividade alunos da Academi@ STEM Mangualde e colegas de escolas na Dinamarca e Roménia constroem um mural online colaborativo onde partilham o que aprenderam nas aulas de STEM bem como acontecimentos do dia-a-dia nos respetivos países durante o período de confinamento. 

Na sessão de abertura, em videoconferência entre as três escolas, após uma introdução à atividade, os alunos e professores apresentam-se, relatam o dia-a-dia escolar nos respetivos países e partilham um primeiro contributo no mural com esse relato.

O mural está organizado por semanas, com duas colunas por semana, a primeira dedicada a registos de aprendizagens nas disciplinas STEM, e a segunda para registos informais do dia-a-dia em temas propostos semanalmente. 

As publicações nestas duas colunas são feitas semanalmente por um aluno ou grupo de alunos representante de cada turma (escolhidos semanalmente p.e.), e podem conter imagens, fotografias, vídeos, gravações de voz, links, texto, etc, durando todo o 3.º Período.

Image
mural online colaborativo

#peritoemcasa

No âmbito do projeto #peritoemcasa, os alunos da turma STEM do oitavo ano tiveram uma aula com o Professor Vítor Teodoro - Professor na Universidade Nova de Lisboa. Os conteúdos abordados centraram-se em luz, reflexão e refracção.

9.º ano - 1.º período

Atividade 1 –Bactérias e vírus: minúsculos agentes que afetam a saúde mundial 

Com esta atividade pretende-se que os alunos investiguem sobre a problemática da pandemia ao mesmo tempo que exploram e concretizam aprendizagens essenciais de várias disciplinas: Matemática, Físico-Química, Ciências Naturais, TIC e Cidadania.

Image
alunos na sala de aula

Atividade 2 – Como está a nossa saúde?

Esta atividade pretende articular conteúdos de CN (Determinantes e indicadores de saúde de uma população) com conteúdos de Mat (Probabilidades) e FQ (velocidade e aceleração) ao mesmo tempo que se avalia o estado de saúde da população de Mangualde.

Atividade 3 – Sistematização de conteúdos 

Nesta atividade os alunos serão desafiados a conceber um recurso, com suporte a uma ferramenta digital (Nearpod), para avaliar as aprendizagens. Deverão rever conteúdos explorados ao longo do 1.º período às disciplinas de CN, FQ e MAT. No final da sessão, os alunos deverão responder a um dos recursos concebido por um dos pares. 

Image
captura de ecrã da ferramenta Nearpod)