Academi@ STEM de Verão 2022

A II Academi@ STEM de Verão é uma iniciativa piloto destinada a alunos do Agrupamento de Escolas de Mangualde que frequentaram o 3.º Ciclo, no ano letivo 2021/2022, decorrendo durante uma semana após o fim das atividades letivas. 

Considerando as competências da Academi@ STEM Mangualde e o background construído ao longo dos últimos quatro anos letivos para o desenvolvimento de atividades STEM e projetos, pensou-se na criação de uma oferta de atividades diferenciadoras para o período de interrupção letiva do verão.

A escola, e no caso em particular a Academi@ STEM, não se pode imiscuir da responsabilidade de formar cidadãos capazes de compreender os múltiplos problemas que afetam o planeta na atualidade e outros que possam vir a agravar a situação de emergência climática, caso não se tomem medidas e decisões conscientes urgentemente. Neste sentido, optou-se por desenvolver atividades que potenciassem a exploração do desenvolvimento sustentável. Assim, planearam-se atividades com uma forte componente prática, lúdica e com intencionalidade ao nível do desenvolvimento de competências do Perfil dos Alunos como:

  • Raciocínio e Resolução de Problemas
  • Pensamento Crítico e Criativo
  • Relacionamento Interpessoal
  • Saber Científico, Técnico e Tecnológico

A dinamização deste projeto ficou a cargo de professores que trabalham com a Academi@ STEM Mangualde durante todo o ano.

 

Síntese das atividades desenvolvidas

A tabela seguinte sintetiza as atividades desenvolvidas ao longo dos dias em que decorreu a II Academi@ STEM de Verão.

Tabela 1 -  Plano de atividades – 3.º Ciclo - Desenvolvimento Sustentável

Horário 2.ª feira 3.ª feira 4.ª feira 5.ª feira 6.ª feira 2.ª feira 3.ª feira

Manhã

9h - 13h

Pegada Ecológica

 

Cálculo da Pegada Ecológica

dos alunos e dos mangualdenses

Apresentação na CMM dos

resultados do questionário da PE

Transporte/ Mobilidade

 

Deslocação em bicicleta à Quinta D'Arminho


Habitação - Água e Energia

 

Furo, bombas, rega, aproveitamento de água da chuva, águas cinzentas, com planeamento para o Estádio Municipal

Projetar uma intervenção na Estádio focando aspetos relacionados com a água (solares térmicos para águas quentes da cantina, águas pluviais para rega e águas cinzentas); . Elaborar e aplicar um plano de traçado de ciclovias em volta da Escola; criação de soluções com sensores; câmara de vigilância de espaços Produção de uma apresentação com vídeos, fotos, texto, gráficos desenvolvidos ao longo dos dias anteriores

Almoço

13h - 14h

             

Tarde

14h - 17h

Construção de relatório sobre os

dados recolhidos para apresentação

Atividades lúdicas Projetar as ciclovias; apresentação de propostas a um perito Atividades lúdicas Workshop com micro:bits para criar sensores de humidade. Revisão dos trabalhos e envio para munícipio de possíveis soluções Atividades lúdicas Apresentação dos trabalhos à direção da escola 

1

Este ano o plano de trabalhos continha três grandes temáticas, em torno do Desenvolvimento Sustentável:

  • A Pegada Ecológica;
  • O Transporte e a Mobilidade;
  • A Habitação - Água e Energia.

Pegada Ecológica

Nesta atividade os alunos exploraram diversas questões relacionadas com a pegada ecológica (PE), calculando as suas PE e as dos mangualdenses através de inquéritos na rua. A atividade culminou com a apresentação de um diagnóstico da PE do município ao departamento do meio ambiente da Câmara Municipal de Mangualde, bem como ao vereador responsável pelo pelouro da Educação.

Transporte e Mobilidade

Nesta atividade, os alunos exploraram questões relacionadas com a mobilidade (transportes), discutindo medidas que potenciem a diminuição da PE. Realizaram deslocações em bicicletas elétricas à Quinta d´Arminho para explorar assuntos relacionados com agricultura regenerativa e biológica. Também estudaram algumas medidas que minimizem o impacte ambiental e reduzam a utilização de combustíveis fósseis na produção de energia elétrica.

Elaboraram e aplicaram um plano de traçado de ciclovias em volta da ESFA.

Habitação - Água e Energia

Projetaram uma intervenção no Estádio Municipal focando aspetos relacionados com a água (solares térmicos para águas quentes da cantina, águas pluviais para rega e águas cinzentas). 

Os alunos tiveram ainda um workshop sobre como transformar um micro:bit num sensor de humidade, com base em programação em blocos.

Apresentação das atividades realizadas à comunidade

As atividades terminaram com a conceção e produção de apresentações dos diferentes trabalhos realizados ao longo da semana. A apresentação dos trabalhos deu-se na Câmara Municipal de Mangualde e na sala utilizada ao longo dos dias, a elementos responsáveis pela parte ambiental e direção da escola. 

Apresentação do trabalho desenvolvido nas II Jornadas Academi@ STEM Mangualde

O culminar deste projeto deu-se com a apresentação do trabalho desenvolvido ao longo da Academi@ STEM de Verão 2022, nas II Jornadas Academi@ STEM de Mangualde, por alguns dos alunos envolvidos e com a presença dos respetivos encarregados de educação.