Pequenos inspetores no refeitório escolar
Descrição da atividade
Nesta atividade, os alunos tomam conhecimento de algumas condições essenciais de segurança e higiene na preparação de refeições, em particular, no refeitório escolar, através de uma lista de verificação criada num formulário digital. Exploram-se com os alunos questões ligadas a uma alimentação saudável e equilibrada, através da elaboração de um “Prato: Alimentação saudável”, com os ingredientes da refeição servida no refeitório, medindo-se as quantidades adequadas de acordo com as necessidades energéticas de alunos do 1.º CEB e realizando o seu registo e cálculo numa folha de cálculo. Discutem-se questões relacionadas com o uso responsável de água tendo em vista a sustentabilidade do planeta, através da documentação fotográfica de tarefas com consumo de água na preparação de refeições no refeitório. No final da atividade, os grupos de trabalho apresentam e partilham os dados registados e discutem as suas observações.
- 1 balança digital
- 4 tablets com Google Keep
- 2 computadores
Google Keep instalado nos tablets para registo fotográfico de tarefas com consumo de água no refeitório escolar;
Folha de cálculo para cálculo do valor energético de refeição na ementa da cantina disponibilizada em cada um dos computadores;
Formulário digital com lista de verificação de condições de higiene e segurança (aberto em 2 tablets; caso não haja acesso à internet no refeitório, o formulário deve ser submetido na sala);
Pedido de colaboração da equipa do refeitório escolar, para agendamento do acesso das turmas às instalações de preparação das refeições, bem como para a separação, em pratos ou recipientes, dos ingredientes da refeição do almoço (por exemplo arroz, bife, milho, que constituirão um prato para cada criança).
Perfil dos alunos
Aprendizagens essenciais
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Guiões de atividade
Introdução da atividade
Questiona-se os alunos acerca das refeições realizadas, por exemplo, no dia anterior:
-
Qual foi o teu pequeno almoço ontem? E o almoço? E…?
-
Será que a quantidade de alimentos que ingerimos é a mesma nas diferentes refeições do dia-a-dia? Porquê?
-
Por norma, quem ingere mais alimentos entre ti e o teu pai/mãe/irmão nas diferentes refeições? Porquê?
Desenvolvimento da atividade
Aborda-se o conceito de valor energético adequado a um grupo etário. Discute-se com os alunos valores de referência relativos a necessidades energéticas e nutricionais para crianças do 1.º CEB (Lima, 2018, pp. 9-10):
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Grupo etário |
Valor Energético para a refeição almoço |
Macronutrientes Valor energético kcal (quantidade g) |
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Hidratos de carbono |
Lípidos |
Proteínas |
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55 % |
75 % |
15 % |
30 % |
10 % |
15 % |
3 – 6 anos |
420 kcal |
231 kcal (58 g) |
315 kcal (79 g) |
63 kcal (7 g) |
126 kcal (14 g) |
42 kcal (11 g) |
63 kcal (16 g) |
6 – 10 anos (1.º CEB) |
492 kcal |
271 kcal (68 g) |
369 kcal (92 g) |
74 kcal (8 g) |
148 kcal (16 g) |
49 kcal (12 g) |
74 kcal (18 g) |
Valores de referência relativos a necessidades energéticas e nutricionais para crianças do 1.º CEB
A discussão não deve focar-se nas unidades de medida (quilocaloria e grama), mas no conceito de valores de referência na alimentação de crianças em idade do 1.º CEB. Para crianças do pré- escolar, por exemplo, estes valores de referência são tipicamente menores.
Relaciona-se o discutido com o “Prato: alimentação saudável” e discute-se com os alunos os diferentes componentes do mesmo.
Distribuem-se os alunos por 6 grupos, e clarificam-se as tarefas para cada um:
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Grupos A1 e A2 - determinar a capitação da ementa do dia (guião do aluno - ponto 1);
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Grupos B1 e B2 - verificar as condições de higiene e segurança (guião do aluno - ponto 2);
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Grupos C1 e C2 - identificar tarefas com uso de água na cozinha do refeitório.
Cada par de grupos será acompanhado por um adulto durante a ida ao refeitório escolar.
Grupos A1 e A2
Os grupos responsáveis por determinar a capitação da ementa do dia ficam na zona das mesas de refeições, tendo acesso a um computador híbrido com uma folha de cálculo. Esta é preenchida com os valores de cada ingrediente, medidos com uma balança (digital), de forma a preencher a coluna “quantidade medida” (nota: a folha de cálculo calcula automaticamente o valor energético, estando os restantes campos bloqueados para edição). Pede-se aos alunos para fotografarem o prato com os alimentos ainda por confecionar (à hora da visita ainda não estará pronta a confeção do mesmo) para depois, em sala de aula, comparar com o Prato “Alimentação Saudável”.
NOTA: A folha de cálculo apresentada é exemplificativa de uma refeição. Para cada dia da semana deverá existir uma nova folha de cálculo com a respetiva ementa do dia.
Grupos B1 e B2
Os grupos responsáveis por verificar as condições de higiene e segurança, após colocação de toucas descartáveis, entram na cozinha e circulam cuidadosamente com orientação do(a) professor(a) e dos(as) funcionários(as) presentes. Com o suporte de uma lista de verificação em formulário digital nos tablets, registam as observações neste espaço.
Grupos C1 e C2
Os grupos responsáveis por identificar tarefas com uso de água no refeitório entram na cozinha e circulam cuidadosamente com orientação do(a) professor(a) e dos(as) funcionários(as) presentes, bem como no restante refeitório. Recolhem fotografias de locais onde se consome/ utiliza água com auxílio do tablet e da ferramenta Google Keep, registando uma breve descrição associada a cada foto, por exemplo, “lavagem dos legumes”.
Conclusão da atividade
Pede-se a todos os grupos que apresentem os dados recolhidos na visita ao refeitório à restante turma, com recurso a projeção. Discutem-se os mesmos, quando necessário confrontando com os dados discutidos no início da atividade.
Quando os grupos C1 e C2 apresentarem os trabalhos, discutem-se os mesmos do ponto de vista da sustentabilidade do planeta, pedindo a toda a turma que aponte medidas para reduzir o consumo de água na cozinha do refeitório escolar. Estruturam-se essas medidas num plano de redução de consumos de água.
Por último, prepara-se um documento com os registos e observações efetuados pelos 3 grupos:
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Fotografia do prato alimentação saudável, cópia de ecrã da folha de cálculo com as quantidades medidas e breve comentário sobre a capitação adequada para a refeição;
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Formulário de condições de higiene e segurança preenchido e sugestões de melhoria;
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Identificação de locais e atividades com consumo de água e medidas para redução do consumo de água.
Pode ser projetado pelo professor um documento já estruturado, complementado em grande grupo. Este documento pode ser entregue aos funcionários do refeitório escolar e à direção do agrupamento.
Aprendizagens essenciais
Evidence / Student action
- Identificar situações e comportamentos de risco para a saúde e a segurança individual e coletiva, propondo medidas de prevenção e proteção adequadas.
- Recolher, organizar e representar dados qualitativos e quantitativos discretos utilizando diferentes representações e interpretar a informação representada.
- Registos no Google Keep, formulário e folha de cálculo;
- Documento com propostas de intervenção para enviar ao responsável pelo refeitório escolar e direção da escola.
Gomes, S., Ávila, H., Oliveira, B. & Franchini, B. (2016). Capitações de géneros alimentícios para refeições em meio escolar: fundamentos, consensos e reflexões. Porto: Associação Portuguesa dos Nutricionistas, Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável da Direção-Geral da Saúde.
Harvard University. (2011). Prato: Alimentação saudável. The Nutrition Source, Department of Nutrition, Harvard T. Chan School of Public Health. Consultado em https://www.hsph.harvard.edu/nutritionsource/healthy-eating-plate/translations/portuguese/ em 6 de janeiro de 2018.
Lima, R. M. (2018). Orientações sobre ementas e refeições escolares. Ministério da Educação - Direção-Geral da Educação, disponível em http://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Esaude/oere.pdf
Introdução
Nesta atividade, vamos visitar o refeitório escolar, organizados em pequenos grupos, com o objetivo de:
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Conhecer algumas condições essenciais de segurança e higiene na preparação de refeições no refeitório escolar;
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Elaborar um “Prato: Alimentação saudável”, com os ingredientes da refeição servida no refeitório, medindo as quantidades adequadas de acordo com as necessidades energéticas de alunos do 1.º CEB;
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Documentar fotograficamente tarefas com consumo de água na preparação de refeições no refeitório.
No final da atividade, os grupos de trabalho responsáveis por cada um dos temas apresentam e partilham os dados registados e discutem as suas observações com os restantes colegas.
Grupos A1 e A2 - determinar a capitação da ementa do dia
Os grupos A1 e A2 serão responsáveis por determinar a capitação da ementa do dia no refeitório, elaborando um “Prato: Alimentação Saudável” com a quantidade adequada de cada ingrediente, de acordo com as necessidades energéticas de alunos do 1.º CEB.
As necessidades energéticas médias de um aluno do 1.º ciclo (6 a 10 anos) para a refeição almoço são de 492 kcal a 574 kcal (1640 kcal diárias).
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Macronutrientes | ||||||
Grupo etário |
Valor Energético para a refeição almoço |
Valor energético kcal (quantidade g) |
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Hidratos de carbono |
Lípidos |
Proteínas |
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55 % |
75 % |
15 % |
30 % |
10 % |
15 % |
3 – 6 anos |
420 kcal |
231 kcal (58 g) |
315 kcal (79 g) |
63 kcal (7 g) |
126 kcal (14 g) |
42 kcal (11 g) |
63 kcal (16 g) |
6 – 10 anos (1.º CEB) |
492 kcal |
271 kcal (68 g) |
369 kcal (92 g) |
74 kcal (8 g) |
148 kcal (16 g) |
49 kcal (12 g) |
74 kcal (18 g) |
Necessidades energéticas e nutricionais médias de um aluno do 1.º ciclo
O vosso grupo estará na zona das mesas de refeições, com acesso a um computador híbrido com uma folha de cálculo, uma balança, os ingredientes da refeição servida no dia e um prato vazio.
Preencham a coluna quantidade do ingrediente medida (Coluna D) na folha de cálculo, registando os valores medidos com uma balança digital para cada um dos ingredientes (retirando a tara do recipiente), de forma a satisfazer as quantidades adequadas para alunos do 1.º CEB.
No final, elaboram um "Prato: Alimentação saudável" com os ingredientes medidos. Este trabalho será importante para os funcionários que preparam os pratos para servir, informando- os(as) das quantidades adequadas a uma alimentação saudável dos alunos do 1.º CEB que usam o refeitório.
Devem ainda fotografar este prato para depois, em sala de aula, comparar com a referência do "Prato: Alimentação Saudável”!
Grupos B1 e B2 - verificar as condições de higiene e segurança
Os grupos B1 e B2 são responsáveis por verificar as condições de higiene e segurança da zona de preparação de alimentos no refeitório escolar.
Para verificarem estas condições, preencham a lista de verificação em formulário digital nos tablets, registando as vossas observações, circulando cuidadosamente com orientação do(a) professor(a) e dos(as) funcionários(as) presentes.
Este trabalho será importante para os(as) funcionários(as) que preparam as refeições, informando-os(as) de algumas sugestões de melhoria, caso existam. Peçam no final ao(à) professor(a) para mostrar os resultados das respostas dos dois grupos, em gráfico, para comparar a análise feita.
Grupos C1 e C2 - identificar tarefas com uso de água na cozinha do refeitório
Os grupos C1 e C2 são responsáveis por identificar tarefas com uso de água na cozinha do refeitório.
Registem no Google Keep no vosso tablet, fotografias e pequenas descrições (por exemplo, lavagem dos legumes) de locais e atividades que consumam água, circulando cuidadosamente com orientação do professor e dos funcionários presentes.
Este trabalho poderá ser importante para os funcionários que preparam as refeições, informando-os de algumas sugestões de redução do consumo de água, caso existam.
Todos os grupos
Prepara um documento com os registos e observações efetuados pelo teu grupo, que irão integrar um documento conjunto a enviar aos funcionários do refeitório escolar e à direção do Agrupamento. Neste documento, deves apresentar:
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Fotografia do Prato Alimentação Saudável, cópia de ecrã da folha de cálculo com as quantidades medidas e breve comentário sobre a capitação adequada para a refeição;
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Formulário de condições de higiene e segurança preenchido, análise das respostas em gráfico e sugestões de melhoria;
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Identificação de locais e atividades com consumo de água e medidas para redução do consumo de água.