alunos no refeitório
1.º Ciclo | 2.º ano de escolaridade

Pequenos inspetores no refeitório escolar

1 dia
Nesta atividade, os alunos tomam conhecimento de algumas condições essenciais de segurança e higiene na preparação de refeições, em particular, no refeitório escolar.
Autor
Luísa Figueiredo
Luísa Figueiredo
Instituição
Agrupamento de Escolas de Mangualde
Agrupamento de Escolas de Mangualde

Descrição da atividade

Nesta atividade, os alunos tomam conhecimento de algumas condições essenciais de segurança e higiene na preparação de refeições, em particular, no refeitório escolar, através de uma lista de verificação criada num formulário digital. Exploram-se com os alunos questões ligadas a uma alimentação saudável e equilibrada, através da elaboração de um “Prato: Alimentação saudável”, com os ingredientes da refeição servida no refeitório, medindo-se as quantidades adequadas de acordo com as necessidades energéticas de alunos do 1.º CEB e realizando o seu registo e cálculo numa folha de cálculo. Discutem-se questões relacionadas com o uso responsável de água tendo em vista a sustentabilidade do planeta, através da documentação fotográfica de tarefas com consumo de água na preparação de refeições no refeitório. No final da atividade, os grupos de trabalho apresentam e partilham os dados registados e discutem as suas observações.

  • 1 balança digital
  • 4 tablets com Google Keep
  • 2 computadores

Google Keep instalado nos tablets para registo fotográfico de tarefas com consumo de água no refeitório escolar;

Folha de cálculo para cálculo do valor energético de refeição na ementa da cantina disponibilizada em cada um dos computadores;

Formulário digital com lista de verificação de condições de higiene e segurança (aberto em 2 tablets; caso não haja acesso à internet no refeitório, o formulário deve ser submetido na sala);

Pedido de colaboração da equipa do refeitório escolar, para agendamento do acesso das turmas às instalações de preparação das refeições, bem como para a separação, em pratos ou recipientes, dos ingredientes da refeição do almoço (por exemplo arroz, bife, milho, que constituirão um prato para cada criança).

Perfil dos alunos
Bem-estar, Saúde e Ambiente
Os alunos são responsáveis e estão conscientes de que os seus atos e as suas decisões afetam a sua saúde, o seu bem-estar e o ambiente. Assumem uma crescente responsabilidade para cuidarem de si, dos outros e do ambiente e para se integrarem ativamente na sociedade.
Informação e Comunicação
Recorrem à informação disponível em fontes documentais físicas e digitais
Avaliam e validam a informação recolhida, cruzando diferentes fontes, para testar a sua credibilidade; Organizam a informação recolhida de acordo com um plano, com vista à elaboração e à apresentação de um novo produto ou experiência. Desenvolvem estes procedimentos de forma crítica e autónoma
Aprendizagens essenciais
Estudo do Meio
Identificar situações e comportamentos de risco para a saúde e a segurança individual e coletiva, propondo medidas de prevenção e proteção adequadas
Matemática
Recolher, organizar e representar dados qualitativos e quantitativos discretos utilizando diferentes representações e interpretar a informação organizada

Guiões de atividade

Introdução da atividade

Questiona-se os alunos acerca das refeições realizadas, por exemplo, no dia anterior:

  • Qual foi o teu pequeno almoço ontem? E o almoço? E…?

  • Será que a quantidade de alimentos que ingerimos é a mesma nas diferentes refeições do dia-a-dia? Porquê?

  • Por norma, quem ingere mais alimentos entre ti e o teu pai/mãe/irmão nas diferentes refeições? Porquê?

Desenvolvimento da atividade

Aborda-se o conceito de valor energético adequado a um grupo etário. Discute-se com os alunos valores de referência relativos a necessidades energéticas e nutricionais para crianças do 1.º CEB (Lima, 2018, pp. 9-10):

 

 

 

Grupo etário

Valor Energético para a refeição almoço

Macronutrientes

Valor energético kcal (quantidade g)

Hidratos de carbono

Lípidos

Proteínas

 

 

55 %

75 %

15 %

30 %

10 %

15 %

3 – 6 anos
(pré- escolar)

420 kcal

231 kcal (58 g)

315 kcal (79 g)

63 kcal (7 g)

126 kcal (14 g)

42 kcal (11 g)

63 kcal (16 g)

6 – 10 anos

(1.º CEB)

492 kcal

271 kcal (68 g)

369 kcal (92 g)

 74 kcal (8 g)

148 kcal (16 g)

49 kcal (12 g)

74 kcal (18 g)

Valores de referência relativos a necessidades energéticas e nutricionais para crianças do 1.º CEB

A discussão não deve focar-se nas unidades de medida (quilocaloria e grama), mas no conceito de valores de referência na alimentação de crianças em idade do 1.º CEB. Para crianças do pré- escolar, por exemplo, estes valores de referência são tipicamente menores.

Relaciona-se o discutido com o “Prato: alimentação saudável” e discute-se com os alunos os diferentes componentes do mesmo.

Prato: Alimentação saudável (Harvard University, 2011)
Prato: Alimentação saudável (Harvard University, 2011)

Distribuem-se os alunos por 6 grupos, e clarificam-se as tarefas para cada um:

  • Grupos A1 e A2 - determinar a capitação da ementa do dia (guião do aluno - ponto 1);

  • Grupos B1 e B2 - verificar as condições de higiene e segurança (guião do aluno - ponto 2);

  • Grupos C1 e C2 - identificar tarefas com uso de água na cozinha do refeitório.

Cada par de grupos será acompanhado por um adulto durante a ida ao refeitório escolar.

 
Grupos A1 e A2

Os grupos responsáveis por determinar a capitação da ementa do dia ficam na zona das mesas de refeições, tendo acesso a um computador híbrido com uma folha de cálculo. Esta é preenchida com os valores de cada ingrediente, medidos com uma balança (digital), de forma a preencher a coluna “quantidade medida” (nota: a folha de cálculo calcula automaticamente o valor energético, estando os restantes campos bloqueados para edição). Pede-se aos alunos para fotografarem o prato com os alimentos ainda por confecionar (à hora da visita ainda não estará pronta a confeção do mesmo) para depois, em sala de aula, comparar com o Prato “Alimentação Saudável”.

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Material e alimentos usados para realizar a atividade
Material e alimentos usados para realizar a atividade

NOTA: A folha de cálculo apresentada é exemplificativa de uma refeição. Para cada dia da semana deverá existir uma nova folha de cálculo com a respetiva ementa do dia.

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Exemplo de uma folha cálculo do valor energético de refeição
Exemplo de uma folha cálculo do valor energético de refeição

 

Grupos B1 e B2

Os grupos responsáveis por verificar as condições de higiene e segurança, após colocação de toucas descartáveis, entram na cozinha e circulam cuidadosamente com orientação do(a) professor(a) e dos(as) funcionários(as) presentes. Com o suporte de uma lista de verificação em formulário digital nos tablets, registam as observações neste espaço.

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Lista de verificação para condições de higiene e segurança
Lista de verificação para condições de higiene e segurança

 

Grupos C1 e C2

Os grupos responsáveis por identificar tarefas com uso de água no refeitório entram na cozinha e circulam cuidadosamente com orientação do(a) professor(a) e dos(as) funcionários(as) presentes, bem como no restante refeitório. Recolhem fotografias de locais onde se consome/ utiliza água com auxílio do tablet e da ferramenta Google Keep, registando uma breve descrição associada a cada foto, por exemplo, “lavagem dos legumes”.

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Fotografia com respetiva descrição, registada pelos alunos no Google Keep
Fotografia com respetiva descrição, registada pelos alunos no Google Keep

 

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Local que apresenta consumo de água na cozinha
Local que apresenta consumo de água na cozinha

Conclusão da atividade

Pede-se a todos os grupos que apresentem os dados recolhidos na visita ao refeitório à restante turma, com recurso a projeção. Discutem-se os mesmos, quando necessário confrontando com os dados discutidos no início da atividade.

Quando os grupos C1 e C2 apresentarem os trabalhos, discutem-se os mesmos do ponto de vista da sustentabilidade do planeta, pedindo a toda a turma que aponte medidas para reduzir o consumo de água na cozinha do refeitório escolar. Estruturam-se essas medidas num plano de redução de consumos de água.

Por último, prepara-se um documento com os registos e observações efetuados pelos 3 grupos:

  • Fotografia do prato alimentação saudável, cópia de ecrã da folha de cálculo com as quantidades medidas e breve comentário sobre a capitação adequada para a refeição;

  • Formulário de condições de higiene e segurança preenchido e sugestões de melhoria;

  • Identificação de locais e atividades com consumo de água e medidas para redução do consumo de água.

Pode ser projetado pelo professor um documento já estruturado, complementado em grande grupo. Este documento pode ser entregue aos funcionários do refeitório escolar e à direção do agrupamento.

 

Aprendizagens essenciais
Evidence / Student action
  • Identificar situações e comportamentos de risco para a saúde e a segurança individual e coletiva, propondo medidas de prevenção e proteção adequadas.
  • Recolher, organizar e representar dados qualitativos e quantitativos discretos utilizando diferentes representações e interpretar a informação representada.
  • Registos no Google Keep, formulário e folha de cálculo;
  • Documento com propostas de intervenção para enviar ao responsável pelo refeitório escolar e direção da escola.

Gomes, S., Ávila, H., Oliveira, B. & Franchini, B. (2016). Capitações de géneros alimentícios para refeições em meio escolar: fundamentos, consensos e reflexões. Porto: Associação Portuguesa dos Nutricionistas, Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável da Direção-Geral da Saúde.

Harvard University. (2011). Prato: Alimentação saudável. The Nutrition Source, Department of Nutrition, Harvard T. Chan School of Public Health. Consultado em https://www.hsph.harvard.edu/nutritionsource/healthy-eating-plate/translations/portuguese/ em 6 de janeiro de 2018.

Lima, R. M. (2018). Orientações sobre ementas e refeições escolares. Ministério da Educação - Direção-Geral da Educação, disponível em http://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Esaude/oere.pdf

Introdução

Nesta atividade, vamos visitar o refeitório escolar, organizados em pequenos grupos, com o objetivo de:

  1. Conhecer algumas condições essenciais de segurança e higiene na preparação de refeições no refeitório escolar;

  2. Elaborar um “Prato: Alimentação saudável”, com os ingredientes da refeição servida no refeitório, medindo as quantidades adequadas de acordo com as necessidades energéticas de alunos do 1.º CEB;

  3. Documentar fotograficamente tarefas com consumo de água na preparação de refeições no refeitório.

No final da atividade, os grupos de trabalho responsáveis por cada um dos temas apresentam e partilham os dados registados e discutem as suas observações com os restantes colegas.

Grupos A1 e A2 - determinar a capitação da ementa do dia

Os grupos A1 e A2 serão responsáveis por determinar a capitação da ementa do dia no refeitório, elaborando um “Prato: Alimentação Saudável” com a quantidade adequada de cada ingrediente, de acordo com as necessidades energéticas de alunos do 1.º CEB.

As necessidades energéticas médias de um aluno do 1.º ciclo (6 a 10 anos) para a refeição almoço são de 492 kcal a 574 kcal (1640 kcal diárias).

 

 

Macronutrientes

Grupo etário

Valor Energético para a refeição almoço

Valor energético kcal (quantidade g)

Hidratos de carbono

Lípidos

Proteínas

 

 

55 %

75 %

15 %

30 %

10 %

15 %

3 – 6 anos
(pré- escolar)

420 kcal

231 kcal (58 g)

315 kcal (79 g)

63 kcal (7 g)

126 kcal (14 g)

42 kcal (11 g)

63 kcal (16 g)

6 – 10 anos

(1.º CEB)

492 kcal

271 kcal (68 g)

369 kcal (92 g)

 74 kcal (8 g)

148 kcal (16 g)

49 kcal (12 g)

74 kcal (18 g)

Necessidades energéticas e nutricionais médias de um aluno do 1.º ciclo

 

O vosso grupo estará na zona das mesas de refeições, com acesso a um computador híbrido com uma folha de cálculo, uma balança, os ingredientes da refeição servida no dia e um prato vazio.

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Material e alimentos usados para realizar a atividade
Material necessário

Preencham a coluna quantidade do ingrediente medida (Coluna D) na folha de cálculo, registando os valores medidos com uma balança digital para cada um dos ingredientes (retirando a tara do recipiente), de forma a satisfazer as quantidades adequadas para alunos do 1.º CEB.

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Exemplo de uma folha cálculo do valor energético de refeição
Exemplo da folha de cálculo fornecida

No final, elaboram um "Prato: Alimentação saudável" com os ingredientes medidos. Este trabalho será importante para os funcionários que preparam os pratos para servir, informando- os(as) das quantidades adequadas a uma alimentação saudável dos alunos do 1.º CEB que usam o refeitório.

Prato: Alimentação saudável (Harvard University, 2011)
Prato: Alimentação saudável (Harvard University, 2011)

Devem ainda fotografar este prato para depois, em sala de aula, comparar com a referência do "Prato: Alimentação Saudável”!

Grupos B1 e B2 - verificar as condições de higiene e segurança

Os grupos B1 e B2 são responsáveis por verificar as condições de higiene e segurança da zona de preparação de alimentos no refeitório escolar.

Para verificarem estas condições, preencham a lista de verificação em formulário digital nos tablets, registando as vossas observações, circulando cuidadosamente com orientação do(a) professor(a) e dos(as) funcionários(as) presentes.

Este trabalho será importante para os(as) funcionários(as) que preparam as refeições, informando-os(as) de algumas sugestões de melhoria, caso existam. Peçam no final ao(à) professor(a) para mostrar os resultados das respostas dos dois grupos, em gráfico, para comparar a análise feita.

Grupos C1 e C2 - identificar tarefas com uso de água na cozinha do refeitório

Os grupos C1 e C2 são responsáveis por identificar tarefas com uso de água na cozinha do refeitório.

Registem no Google Keep no vosso tablet, fotografias e pequenas descrições (por exemplo, lavagem dos legumes) de locais e atividades que consumam água, circulando cuidadosamente com orientação do professor e dos funcionários presentes.

Este trabalho poderá ser importante para os funcionários que preparam as refeições, informando-os de algumas sugestões de redução do consumo de água, caso existam.

Todos os grupos

Prepara um documento com os registos e observações efetuados pelo teu grupo, que irão integrar um documento conjunto a enviar aos funcionários do refeitório escolar e à direção do Agrupamento. Neste documento, deves apresentar:

  • Fotografia do Prato Alimentação Saudável, cópia de ecrã da folha de cálculo com as quantidades medidas e breve comentário sobre a capitação adequada para a refeição;

  • Formulário de condições de higiene e segurança preenchido, análise das respostas em gráfico e sugestões de melhoria;

  • Identificação de locais e atividades com consumo de água e medidas para redução do consumo de água.