Itinerários – Da nossa escola até à Sala do Futuro
Descrição da atividade
Nesta atividade realizada no exterior, os alunos analisam itinerários entre a sua escola e a escola sede de Agrupamento. Ao passar por diferentes pontos dos diferentes itinerários, por exemplo, posto de GNR, biblioteca municipal, estádio de futebol, biblioteca da Escola Básica Gomes Eanes de Azurara,desafiados a resolver problemas de matemática que envolvem medições e operações de multiplicação e divisão.
- Odómetro de roda
- Chávena de café para usar na resolução do problema no ponto "Fonte da Quinta do Alpoim"
- 9 tablets, por grupo, com todo o material necessário (Aplicação “Pedómetro” da Playstore; Google Earth pro; Google Keep; ficheiro kmz e; Google Forms com problemas de matemática)
Preparar o ficheiro kmz do Google Earth
Organizar o lanche dos alunos no dia da dinamização
Convidar professores de apoio para acompanhar um grupo de alunos num dos percursos dos itinerários
Agendar com a equipa Escola Segura da GNR a intervenção no ponto de paragem
Garantir que na biblioteca municipal se encontram disponíveis 20 livros e 4 prateleiras vazias para realizar o problema de matemática definido
Garantir que o estádio de futebol estará aberto para os alunos realizarem a atividade de matemática
Perfil dos alunos
Aprendizagens essenciais
Please download the following files:
Guiões de atividade
Introdução da atividade
Questionam-se os alunos acerca de possíveis itinerários dentro da escola Ana de Castro Osório (ACO). Por exemplo:
• Como fazemos para ir da sala (ponto partida) para o refeitório (ponto de chegada)? E para o campo de futebol?
• Em que locais passamos desde o ponto de partida até ao ponto de chegada? Dá exemplos.
• Se tivesses de explicar a um colega qual o caminho percorrido, como farias? Que pontos de referências lhe podes dar?
Desenvolvimento da atividade
Em sala de aula projeta-se o ficheiro kmz no Google Earth e analisam-se os 3 itinerários que os alunos devem percorrer. Questionam-se os alunos sobre:
• O trajeto mais curto
• As suas estimativas de distâncias percorridas nos respetivos trajetos
• Pontos identificados no mapa
• Alternativas para se deslocarem da sala aula até à sala do futuro
Detalham-se os percursos a realizar, em grupo, referindo os pontos de passagem específicos de cada cor dos 3 itinerários:
• Verde: GNR - Fonte da Quinta de Alpoim - Sala do futuro
• Amarelo: GNR - Biblioteca Municipal - Sala do futuro
• Rosa: GNR - Campo de futebol - Sala do futuro
Depois, divide-se equitativamente a turma em 3 grupos e atribui-se um itinerário a cada grupo. Cada grupo é acompanhado por um docente durante o percurso. Cada grupo tem diferentes instrumentos de medida para calcular a distância dos diferentes percursos:
• Grupo 1 - Pedómetro (aplicação no tablet)
• Grupo 2 - Odómetro de roda
• Grupo 3 - GPS integrado no tablet
Para além disso, cada grupo tem 3 tablets com:
• Google Forms com três problemas de matemática
• Google Keep para registar fotografias
• Google Earth para o ficheiro kmz
Os alunos registam fotografias durante a realização dos respetivos percursos, com recurso ao Google Keep (por exemplo do posto de GNR) e fazem uma breve descrição referindo a que edifício se refere e para que serve. Ao longo do percurso os grupos identificam os nomes das ruas e registam as mesmas através de fotos no Google Keep. Tal servirá para apresentar o percurso efetuado aos restantes grupos.
Os 3 grupos iniciam os itinerários na sala de aula, seguindo um caminho comum até à primeira paragem no posto da GNR. Neste, elementos da Escola Segura fazem uma intervenção relacionada com questões de segurança na circulação na via pública em grupo e outros assuntos por eles definidos. Os agentes de autoridade interpelam os alunos à sua passagem e fazem uma intervenção “informal” (não excedendo os 5 minutos). Depois deste ponto de paragem, seguem o itinerário atribuído.
Em cada um dos percursos, existe um ponto no qual os alunos têm de resolver um problema de matemática relacionado com multiplicação, divisão, comprimentos/medidas, apresentados no “guião do aluno” para cada um dos destinos do trajeto:
• Fonte da Quinta de Alpoim;
• Biblioteca municipal;
• Campo de futebol.
No problema de matemática a explorar no campo de futebol, pede-se aos alunos que realizem a medição de diferentes “linhas”, por exemplo, o comprimento (per metro) da pequena/grande área/meio- campo. No momento de se explorar o problema no final do percurso, em grande grupo, na sala do futuro, poderá ser feita a relação com o perímetro.
No problema a explorar na biblioteca municipal, os alunos têm 20 livros para arrumar em 4 prateleiras. No local, podem explorar o problema de divisão de diferentes formas, por exemplo, 15 livros para arrumar em 3 prateleiras. Será importante relacionar os livros e as prateleiras, bem como o resultado com os números fracionais: ¼, ⅓, etc. Para além do problema de matemática, os alunos requisitam um livro que se relacione com Mangualde. O livro será levado para a sala de aula, registando-se, por exemplo, fotografias de páginas consideradas pertinentes (referência a datas importantes para Mangualde, figuras ilustres, monumentos) e no final do dia (ou outro) o livro é devolvido à Biblioteca Municipal.
No problema a explorar na fonte da Quinta de Alpoim, usa-se uma chávena para trabalhar a multiplicação. Questiona-se os alunos se algum está com sede depois de percorrer todo o percurso e pede-se a um deles para beber 6 chávenas (de café) de água. Mediante o número de alunos, pode explorar-se a quantidade de chávenas de água que 2 alunos bebem, 3 alunos, etc., se cada um beber 6 chávenas de água, de forma a trabalhar o conceito de multiplicação (tabuada do 6).
Os 3 itinerários terminam na sala do futuro e é neste local que são discutidas as conclusões e explorados os problemas de matemática. Cada grupo deve escolher um porta-voz para apresentar aos colegas o percurso percorrido, devendo para isso referir:
• Ponto de partida
• Ruas por onde passaram
• Locais de referências (dois no mínimo)
• Distância percorrida, tendo por base as 3 ferramentas usadas
Devem usar a aplicação do Google Earth Pro a partir do computador da sala de aula para confirmar se a distância percorrida corresponde à assinalada, executando os seguintes passos:
1. Clicar com o botão direito do rato em cima de cada “caminho” (linha ou percurso) e, de seguida, em “Propriedades”, tal como mostra a figura seguinte:
2. Clicar no separador “Medições”, selecionando a unidade Metros.
Conclusão da atividade
Apresentam-se, na sala do futuro, os problemas de matemática explorados e as estratégias de resolução de cada aluno.
Discutem-se ainda algumas características dos diferentes itinerários:
- Qual foi o itinerário mais curto?
- Haveria alternativa a estes três itinerários, tendo como ponto de partida e chegada os mesmos pontos (edifício das salas de aula dos alunos do 2.º ano e sala do futuro)? Se sim, como obter um itinerário com recurso ao Google Earth?
Atividades de extensão
- Adicionar as fotos registadas ao mapa do Google Earth Pro.
- Explorar o Google Earth Pro para visualizar outros pontos do mapa e, por exemplo, discutir um itinerário partindo de Mangualde e tendo como ponto de chegada Lisboa.
Aprendizagens essenciais
Evidence / Student action
- Elaborar itinerários do quotidiano, em plantas simplificadas do seu meio, assinalando diferentes elementos naturais e humanos.
- Elaborar itinerários com recurso ao Google Earth – conclusão da atividade.
- Descrever elementos naturais e humanos do lugar onde vive através da recolha de informação em várias fontes documentais.
- Apresentação, em grande grupo, do itinerário percorrido, identificando nomes de ruas, locais de referência.
- Medir comprimentos, áreas, [...].
- Reconhecer e memorizar factos básicos da multiplicação e da divisão.
- Confirmação de medidas com recurso ao Google Earth; problema 1 de matemática (Guião do Aluno).
- Conceber e aplicar estratégias na resolução de problemas envolvendo grandezas e propriedades das figuras geométricas no plano e no espaço, em contextos matemáticos e não matemáticos, e avaliar a plausibilidade dos resultados.
- Problemas de matemática – ver guião do aluno.
HypatiaMat. (s.d.). Itinerários. Acedido a 12 de fevereiro de 2019 em https://hypatiamat.com/itinerariosSubPage.php
Problema 1 - Quanto mede a linha de grande área do campo de futebol de Mangualde?
Observa as linhas que fazem parte do terreno de jogo no campo de futebol. Quantos metros terá a linha de grande área se começares a medir num determinado vértice, percorreres os outros três de forma contínua e terminares no vértice de partida? (Utiliza o odómetro para medires a linha de grande área)
Problema 2 - Distribuir livros por prateleiras temáticas na Biblioteca Municipal
Agora que chegaste à biblioteca, tens um problema para resolver! Arruma os 20 livros nas 4 prateleiras que a senhora bibliotecária te indicar. Tens de os arrumar de forma equilibrada: as prateleiras têm de ficar com o mesmo número de livros.
Explica como chegaste ao resultado.
Problema 3 - Litros de água
Agora que já percorreste metade do percurso, podes fazer uma pausa e beber um pouco de água! Tens de beber exatamente 6 pequenas chávenas de água. Se dois alunos beberem água, quantas chávenas bebem no total os dois alunos? E 3 alunos? E 4...?