Explorando a Europa com o Google Earth
Descrição da atividade
Nesta atividade os alunos exploram imagens de satélite do planeta tendo em conta diferentes dimensões como continentes, países, oceanos, montanhas e rios, recorrendo ao Google Earth. Desafiam-se os alunos a resolver problemas matemáticos relacionados com a fuga de umas irmãs da guerra na Ucrânia.
Computadores portáteis
Ratos de computador
Guião para colocar “marcadores” e imagens no Google Earth
Material de desenho
Google Earth instalado nos computadores
Pasta no ambiente de trabalho com as imagens de bandeiras, rios, montanhas
Perfil dos alunos
Aprendizagens essenciais
Guiões de atividade
Introdução da atividade
Projeta-se uma imagem alusiva aos continentes e formulam-se questões como:
- O que representa a imagem projetada?
- Que continentes observam?
Através do Google Earth, projeta-se o continente europeu e faz-se referência a diversos países que o compõe. Delimita-se com um polígono na aplicação o continente europeu, de forma a representar as suas fronteiras terrestres e marítimas (clicar no botão indicado na imagem para executar a tarefa).
Questiona-se os alunos se já visitaram algum país da Europa.
- Por que razão saíram de Portugal? Férias, passeio, visita a familiares,...?
- Têm familiares em algum país da Europa? Qual ou quais?
Regista-se no quadro os nomes apontados pelos alunos para, em seguida, se solicitar que pesquisem no Google Earth.
Desenvolvimento da atividade
Criam-se grupos de trabalho de três alunos e distribui-se um computador portátil com rato por cada grupo.
A partir da aplicação Google Earth, explora-se a pesquisa de locais, demonstrando com o termo de pesquisa “Mangualde”.
Solicita-se que iniciem a aplicação do Google Earth nos respetivos computadores e pesquisem pelo nome da sua localidade.
Pede-se que pesquisem pelos países que referiram anteriormente e que estão registados no quadro. Sugere-se que usem o Google Street View para observar, por exemplo, as ruas e edifícios da capital de um país mencionado.
Apresentam-se as bandeiras de seis países (Portugal, Espanha, França, Itália, Alemanha e Inglaterra) e questiona-se os alunos se sabem a que país se refere cada bandeira.
Em seguida, informa-se os alunos que é possível inserir marcadores no Google Earth e associar, por exemplo, imagens de bandeiras a esses marcadores. Demonstra-se a partir do computador de sala de aula e faculta-se um guião (Guião do Aluno - parte I) com instruções.
Depois, solicita-se que observem a pasta disponibilizada no ambiente de trabalho dos respetivos computadores, que contém bandeiras de países e pede-se aos alunos que insiram marcadores no Google Earth nos países mencionados, associando as respetivas bandeiras aos marcadores.
Na pasta referida, encontram-se imagens de cadeias montanhosas (Serra da Estrela e Serra da Freita), de rios (Douro, Tejo e Dão), de florestas (Buçaco e Gerês) e de desertos (Tabernas, Espanha; Oltenian Sahara, Roménia). Pede-se aos alunos que insiram marcadores com as imagens nos respetivos locais. Questiona-se os alunos se conhecem outros rios, montanhas, etc. e registam-se no quadro algumas respostas que a turma poderá usar para pesquisar imagens (por exemplo, na Wikimedia Commons, uma coleção de imagens de uso livre), guardá-las no ambiente de trabalho e inseri-las como marcadores nos respetivos locais.
Conclusão da atividade
Os alunos apresentam a toda a turma os seus marcadores no Google Earth, assim como os resultados obtidos na resolução do problema matemático.
Aprendizagens essenciais
Evidence / Student action
- Localizar, no planisfério ou no globo terrestre, as principais formas físicas da superfície da Terra (continentes, oceanos, cadeias montanhosas, rios, florestas, desertos). Identificar alguns Estados Europeus, localizando-os no mapa da Europa. Identificar alguns Estados Europeus, localizando-os no mapa da Europa.
- Utilização do Google Earth para executar diferentes tarefas como identificar rios, montanhas, países, etc.
- Reconhecer e memorizar factos básicos da multiplicação e da divisão.
- Resposta dos alunos à questão 2.2. do Guião do Aluno.
Mvs.gov.ua. 2022). Ukrainian refugees from 2022, crossing into Poland. Acedido em https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Ukrainian_refugees_from_2022,_crossing_into_Poland.jpg em 30 de junho de 2022
National Geographic. (2022). Refugiados ucranianos partilham as suas histórias angustiantes. Acedido em https://www.natgeo.pt/historia/2022/03/refugiados-ucranianos-partilham-as-suas-historias-angustiantes em 30 de junho de 2022
Operational Data Portal. (2022). Ukraine refugee situation. Acedido em https://data.unhcr.org/en/situations/ukraine em 30 de junho de 2022
Parlamento Europeu. (2022). A resposta da União Europeia à crise de refugiados da Ucrânia. Acedido em https://www.europarl.europa.eu/news/pt/headlines/world/20220324STO26151/a-resposta- da-ue-a-crise-de-refugiados-da-ucrania em 30 de junho de 2022
Parte I – Bandeiras e o Google Earth
A tarefa seguinte consiste na colocação de marcadores com bandeiras de países no Google Earth.
Observa com atenção as bandeiras que se encontram dentro da pasta “Bandeiras” que está no ambiente de trabalho do teu computador e executa as seguintes instruções com a ajuda da professora.
1. Iniciar a aplicação Google Earth.
2. Clicar no “marcador” amarelo.
3. Arrastar com o rato o marcador para o país pretendido e escrever o respetivo nome.
4. Adicionar imagem da bandeira ao marcador - Procurar e selecionar a bandeira pretendida dentro da pasta “Bandeiras” que se encontra no ambiente de trabalho.
5. Exemplo da bandeira de Portugal.
6. Repete o mesmo procedimento para as restantes bandeiras que se encontram dentro da pasta.
Parte II - Refugiados oriundos da Ucrânia
1. A Irina e a Sattennik são irmãs. Habitam na Ucrânia e desejam migrar para um país europeu para fugir à guerra.
A Irina prefere viver num país do norte da Europa, com muita neve para patinar e brincar. A Sattennik prefere os países do sul da Europa, com praias de areia dourada e mais calor.
Olharam para o mapa da Europa e selecionaram os países onde gostariam de viver.
A Irina selecionou quatro países do Norte e a Sattennik selecionou dois países do Sul.
1.1 Com a ajuda do Google Earth, identifica os países que cada uma das irmãs poderá ter escolhido. Regista na tabela seguinte os nomes desses países.
Irina | Sattenik |
2. Imagina que as irmãs vêm viver para um dos países que a Sattenik selecionou.
2.1 Determina a distância entre uma cidade específica da Ucrânia e uma cidade específica do país de destino, usando o Google Maps.
2.2 Assumindo que as irmãs se deslocaram de carro entre estas cidades, e que este consome em média 7 litros de gasolina por cada 100 km, calcula a quantidade de gasolina em litros que têm de armazenar para realizar toda a viagem.
Anexo
A resposta da União Europeia à crise de refugiados da Ucrânia
A invasão russa da Ucrânia forçou milhões de pessoas a abandonarem as suas casas. Saiba o que a UE faz para os ajudar e gerir as suas fronteiras externas.
A invasão da Ucrânia pela Rússia, em fevereiro de 2022, criou uma das maiores crises humanitárias da História recente da Europa, com a guerra em curso a provocar um número crescente de vítimas, destruição e deslocamentos dentro e fora das fronteiras da Ucrânia.
A população civil da Ucrânia está a ser sujeita a bombardeamentos e violência, com milhões de pessoas que tiveram se deslocar, quer no interior do país, quer para Estados vizinhos - sobretudo para a Polónia, mas também para a Roménia, a Eslováquia, a Hungria e a Moldávia. Estima-se que 90% dessas pessoas sejam mulheres e crianças, as quais incorrem maior risco de violência e abusos, incluindo o tráfico de seres humanos, contrabando e adoção ilegal.
Texto adaptado de Parlamento Europeu (2022). A resposta da União Europeia à crise de refugiados da Ucrânia. Acedido em https://www.europarl.europa.eu/news/pt/headlines/world/20220324STO26151/a-resposta-da-ue-a-crise-de-refugiados-da-ucrania em 6 de junho de 2022