alunos numa sala de aula

O uso de tecnologia na aprendizagem STEM

1h30min
Nesta atividade, os alunos realizam um conjunto de tarefas ao longo de 4 estações, de modo rotativo, trabalhando conteúdos relacionados com a área de formação pessoal e social, e expressão e comunicação.
Instituição
Agrupamento de Escolas de Mangualde
Agrupamento de Escolas de Mangualde

Descrição da atividade

Nesta atividade, os alunos realizam um conjunto de tarefas ao longo de 4 estações, de modo rotativo, trabalhando conteúdos relacionados com a área de formação pessoal e social, e expressão e comunicação. As tarefas servem, sobretudo, para sistematizar aprendizagens e desenvolver as competências destas áreas.

Galeria de fotos

  • Computadores
  • Feijões
  • Rolha de Cortiça
  • Makey Makey
  • Copo de plástico
  • Moeda
  • Projetor de Chão
  • Marcador
  • Recipiente e água
  • Plasticina Solo (terra preta)
  • Borracha para apagar lápis
  • Bee-bot e Blue-bot
  • Água
  • Bola de ping-pong
  • Ficheiro Scratch sobre a germinação
  • Imagens a usar com o Makey Makey
  • Tabela de registo - estação 2

A atividade aqui apresentada pode ser dinamizada no final de um período letivo. Tal pressupõe que a educadora tenha explorado com as crianças as aprendizagens referidas anteriormente.

Aprendizagens essenciais
Área de formação pessoal e social
Ir adquirindo a capacidade de fazer escolhas, tomar decisões e assumir responsabilidades, tendo em conta o seu bem-estar e o dos outros. Ser capaz de ensaiar diferentes estratégias para resolver as dificuldades e problemas que se lhe colocam. Ser capaz de participar nas decisões sobre o seu processo de aprendizagem. Cooperar com outros no processo de aprendizagem.
Área de Expressão e Comunicação
Resolver problemas do quotidiano que envolvam pequenas quantidades, com recurso à adição e subtração. Reconhecer e mobilizar elementos da comunicação visual, tanto na produção e apreciação das suas produções, como em imagens que observa. Inventar e representar personagens e situações, por iniciativa própria e/ou a partir de diferentes propostas, diversificando as formas de concretização.
Área do Conhecimento do Mundo
Compreender e identificar diferenças e semelhanças entre diversos materiais (metais, plásticos, papéis, madeira, etc.), relacionando as suas propriedades com os objetos feitos a partir deles.

Guiões de atividade

Introdução da atividade

Apresentam-se as 4 estações aos alunos e exemplifica-se o trabalho a realizar em cada uma. Divide-se a turma em grupos e distribuem-se os mesmos pelas 4 estações.

Acompanha-se de forma próxima os vários grupos, pelo que se sugere que estejam presentes na sala de aula entre 3 a 4 educadores/as.

Desenvolvimento da atividade

Apresentam-se, de seguida, as 4 estações com as respetivas atividades. Em cada estação sugerem-se estratégias de dinamização para envolver ativamente as crianças, bem como algumas questões.

Estação 1 - Germinação

Previamente à exploração desta estação, o(a) educador(a) prepara o equipamento necessário:

  1. Abrir o ficheiro Scratch no computador

  2. Ligar o Makey Makey ao computador

  3. Associar devidamente os cabos do Makey Makey à programação do Scratch

  4. Ligar os cabos do Makey Makey às imagens impressas (correspondentes)

Para a exploração da temática da germinação, o/a educador/a formula questões como:

  • O que é necessário para uma planta crescer?

  • Quais são as etapas do crescimento de uma planta?

Para responder, os alunos colocam o dedo/mão na imagem que corresponder à resposta que julgam ser correta e verificam o feedback (sonoro e visual) no programa desenvolvido no Scratch.

O(A) educador(a) intercala as questões pelos diferentes elementos do grupo para que todos participem.

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Makey Makey no contexto da atividade
Makey Makey no contexto da atividade

Depois de responderem com recurso ao Makey Makey, as crianças devem semear um feijão. Com a ajuda do/a educador/a, realizam os seguintes passos:

  • Identificar um copo plástico com o nome dos alunos;

  • Colocar um pouco de solo (terra preta);

  • Colocar um feijão;

  • Cobrir com um pouco de solo (terra preta);

  • Regar com um pouco de água;

  • Colocar o copo perto de uma janela.

 
Estação 2 – Atividade experimental sobre flutuação

Nesta atividade, o/a educador/a prepara um recipiente com água para as crianças testarem o comportamento de diversos materiais quando nele colocados.

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Realização da atividade experimental
Realização da atividade experimental

Previamente à realização da atividade experimental, a criança faz uma previsão quando confrontado com a(s) seguinte(s) questão(ões):

O que acontece se colocarmos na água…:

  • Um pedaço de plasticina?

  • Uma rolha de cortiça?

  • Uma moeda?

  • Uma borracha para apagar lápis?

  • Uma bola de ping-pong?

  • Outros objetos de diferentes materiais?

Após a previsão, uma criança executa a experiência, colocando um dos materiais apresentados no recipiente com água.

Depois da execução, conclui que o material testado afunda ou flutua quando colocado em água. As suas observações devem ser registas numa tabela com um X, afixada próxima do local onde se realiza a atividade experimental, na linha correspondente ao objeto testado.

Tabela de registos
Tabela de registos

O processo repete-se até serem testados todos os materiais e todas as crianças terem realizado a experiência pelo menos uma vez.

Estação 3 – Problemas que envolvem o raciocínio matemático

Nesta estação, o(a) educador(a) apresenta diferentes problemas do quotidiano que envolvam pequenas quantidades, com recurso à adição e subtração. Depois de validar as respostas aos problemas, as crianças programam um robô (Bee-Bot ou Blue-Bot), de modo a que este se dirija para a resposta correta.

Se é a 1.ª vez que as crianças usam as Bee-Bot/Blue-Bot, é necessário demonstrar como estas são programadas.

Formulam-se depois questões sobre adição, tais como:

  • Se tiveres duas laranjas e a tua irmã te der mais duas, com quantas laranjas ficas?

  • Estavam três joaninhas a voar no jardim e apareceram outras duas. Quantas joaninhas ficaram no jardim?

Formulam-se questões sobre subtração, tais como:

  • Cinco abelhas voavam para a colmeia. Duas pousaram para apanhar pólen. Quantas ficaram a voar?

  • Três carros circulavam na estrada. Um deles estacionou numa garagem. Quantos carros ficaram na estrada?

Na resposta das crianças com recurso ao robô, caso este não atinja a quadrícula correspondente à resposta correta, o(a) educador(a) formula questões que promovam o trabalhar da lógica programática. Por exemplo:

  • O que poderá estar errado na tua programação?

  • Quantas quadrículas faltaram para chegar à quadrícula com a resposta correta?

  • O que faltou depois do robô virar à esquerda/direita?

Na régua colocam-se os números com as respostas.

Régua
Régua
Estação 4 - Projetor chão

Explorar a história “O Pedro e o Lobo” através da visualização de um vídeo no YouTube, projetado no chão da sala.

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Alunos a verem o vídeo O Pedro e o Lobo na projeção de chão
Alunos a visualizarem o vídeo "O Pedro e o Lobo" na projeção de chão

O(A) educador(a) formula questões que promovem o desenvolvimento da linguagem, conversando sobre a história, incentivando cada criança a expor as suas ideias, dando-lhe suporte para o fazer de modo cada vez mais elaborado, considerando suas especificidades.

Após a exploração da história, o(a) educador(a) pede às crianças que recriem a história através de um desenho. Cada criança do grupo desenha uma personagem, um espaço ou cena da história.

Conclusão da atividade

Avaliação global das atividades realizadas. Questionamento das crianças sobre qual a atividade que gostaram mais/menos de realizar e porquê.

 

Aprendizagens essenciais
Evidence / Student action
  • Ir adquirindo a capacidade de fazer escolhas, tomar decisões e assumir responsabilidades, tendo em conta o seu bem-estar e o dos outros.
  • Resolução das tarefas que se comprometeu realizar, executando-as de forma cada vez mais autónoma.
  • Resolver problemas do quotidiano que envolvam pequenas quantidades, com recurso à adição e subtração.
  • Começa a relacionar a adição com o combinar de dois grupos de objetos e a subtração com o retirar uma dada quantidade de um grupo de objetos.
  • Usa o nome dos números e, posteriormente numerais escritos, para representar quantidades.
  • Reconhecer e mobilizar elementos da comunicação visual, tanto na produção e apreciação das suas produções, como em imagens que observa.
  • Emite opiniões sobre os seus trabalhos, os das outras crianças e sobre diferentes manifestações de artes visuais com que contacta, indicando algumas razões dessa apreciação.
  • Inventar e representar personagens e situações, por iniciativa própria e/ou a partir de diferentes propostas, diversificando as formas de concretização.
  • Recria e inventa histórias e diálogos e prevê a sua representação escolhendo espaços, adereços e explorando recursos diversificados (luzes, cenário, música, etc.).
  • Compreender e identificar diferenças e semelhanças entre diversos materiais (metais, plásticos, papéis, madeira, etc.), relacionando as suas propriedades com os objetos feitos a partir deles.
  • Antecipa e expressa as suas ideias sobre o que pensa que vai acontecer numa situação que observa ou experiencia e procura explicações sobre os resultados (mistura de água com areia, com açúcar, com azeite; objetos que flutuam e não flutuam; efeitos de luz e sombra, atração por um íman; gelo que funde, mistura de cores, etc.).
  • Ser capaz de ensaiar diferentes estratégias para resolver as dificuldades e problemas que se lhe colocam.
  • Ser capaz de participar nas decisões sobre o seu processo de aprendizagem.
  • Cooperar com outros no processo de aprendizagem.
  • Expressa as suas opiniões, preferências e apreciações críticas, indicando alguns critérios ou razões que as justificam. Contribui para o funcionamento e aprendizagem do grupo, fazendo propostas, colaborando na procura de soluções, partilhando ideias, perspetivas e saberes e reconhecendo o contributo dos outros. Colabora em atividades de pequeno e grande grupo, cooperando no desenrolar do processo e na elaboração do produto final. É progressivamente capaz de explicitar e de partilhar com o/a educador/a e as outras crianças o que descobriu e aprendeu.

Makey Makey. (2019). How to guides. Makey Makey. Consultado em em https://makeymakey.com/pages/how-to em 6 de janeiro de 2019.

Nicoli, M. (s.d.) How bee-bot is used in our classroom. Consultado em https:// classroommeetstechnology.wordpress.com/use-in-class/